O iFood apresenta uma nova aliada dos restaurantes na gestão do delivery: Cris, uma agente virtual feita com inteligência artificial generativa que atua como uma mentora 24 horas por dia. Integrada ao WhatsApp, ela conversa com os parceiros de forma simples e direta, dá sugestões personalizadas, compartilha insights e propõe ações práticas para ajudar os estabelecimentos a vender mais.
Cris está em teste com mais de 10 mil parceiros, e foi apresentada no iFood Move, maior evento para restaurantes da América Latina. A assistente tira dúvidas do dia a dia, acompanha números como pedidos recebidos, GMV (Volume Bruto de Mercadorias), cancelamentos e avaliações. Nas interações, consegue analisar os dados de desempenho dos restaurantes dentro da plataforma do iFood e oferecer recomendações práticas, como: “Você sabe quais são seus pratos mais vendidos? Podemos usar isso para montar combos com desconto e atrair mais pedidos e clientes”.
Um dos diferenciais da Cris é a leitura do funil de vendas, da visita ao cardápio até o pedido finalizado. A agente virtual mostra quantas pessoas visualizaram pratos específicos, revisaram pedidos e, de fato, compraram. A partir disso, aponta gargalos, como pratos muito acessados e pouco vendidos, e sugere melhorias em descrição, foto ou preço. Cris também consegue comparar a taxa de conversão com a média dos concorrentes da mesma região e categoria.
A agente foi inteiramente criada pelo time de tecnologia do iFood e começou a ser testada em dezembro de 2024. Em maio de 2025, Cris ganhou novas funções e passou a cobrir mais etapas da rotina dos restaurantes, com sugestões ainda mais completas para impulsionar os resultados. A expectativa é que Cris fique disponível para a maioria da base até março de 2026.
Veja também: Executivas do Bradesco falam sobre como acelerar a inovação com IA e a importância da infraestrutura na estratégia digital
“Cris foi pensada para ser uma parceira do dia a dia dos restaurantes, alguém que entende os desafios do delivery e ajuda a tomar decisões com mais segurança e agilidade, baseada em dados. Ela não só responde dúvidas, como antecipa oportunidades, compara informações e sugere caminhos práticos para vender mais. É tecnologia com linguagem simples, feita para facilitar a vida de quem empreende e quer fazer o negócio crescer”, diz Eduardo Olímpio, diretor de tecnologia do iFood, com foco em soluções para restaurantes.
Cris se junta aos 190 modelos proprietários de inteligência artificial do iFood e reforça o compromisso da empresa com inovação a serviço de quem está conectado à plataforma. A agente tem potencial grande de apoiar os restaurantes, sobretudo considerando que 80% dos parceiros são pequenos e médios. “O iFood é uma empresa de tecnologia criada no Brasil, com foco nos brasileiros. Inovamos para facilitar a vida de quem consome, vende e entrega. Cris representa mais um passo na missão de fazer com que todo restaurante tenha acesso à inteligência de dados para crescer de forma consistente, simples e eficiente”, afirma Olímpio.
Siga TI Inside no LinkedIn e fique por dentro das principais notícias do mercado.