
‘Reserva do Panga’ é alvo de incêndio florestal em Uberlândia
O incêndio que atingiu a Reserva Ecológica do Panga, às margens da MGC-455, em Uberlândia, destruiu uma área equivalente a quase 100 campos de futebol ao longo de dois dias. O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros com apoio de brigadistas. Nesta sexta-feira (8), os militares realizam o rescaldo para evitar que as chamas se reacendam.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Segundo o Corpo de Bombeiros, a área queimada é de cerca de 70 hectares. Para combater as chamas, foram mobilizados sete brigadistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e quatro caminhões-pipa.
O incêndio destruiu 70 dos mais de 400 hectares da Reserva do Panga
Corpo de Bombeiros/Divulgação
A Reserva Ecológica do Panga possui mais de 400 hectares de vegetação nativa de cerrado e é utilizada pela UFU para atividades de pesquisa e ensino nos cursos de Geografia, Agronomia e Ciências Biológicas. Em nota, a instituição informou que os focos de incêndio começaram na quarta-feira (6) e voltaram a surgir na quinta-feira (7).
Por segurança, a equipe de pesquisadores que atua na área ainda não pôde entrar na reserva para avaliar os possíveis prejuízos às pesquisas causados pelo incêndio. Confira a nota na íntegra abaixo.
LEIA TAMBÉM:
Incêndio na Reserva do Panga segue pelo terceiro dia em Uberlândia
Incêndio atinge Reserva Ecológica do Panga em Uberlândia
Incêndios destruíram área equivalente a 79 mil campos de futebol na Fazenda Tatu, Reserva do Panga e arredores
Confira a nota da Universidade Federal de Uberlândia
“A Prefeitura da Universidade Federal de Uberlândia informa que os focos de incêndio registrados na Reserva Ecológica do Panga estão sendo contidos pelas equipes de brigadistas das fazendas UFU e pelo Corpo de Bombeiros de Uberlândia, que ainda seguem no local. Por razões de segurança, a equipe de pesquisadores que atua na área não pode entrar na reserva, por isso ainda não foi possível levantar a extensão dos danos.
No mês de julho, de acordo com a PREFE-UFU, já havia sido realizada, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, a roçagem de todas as margens da reserva e do entorno da casa de apoio utilizada pelos pesquisadores, justamente para reduzir os riscos de incêndio no período de seca.
A Prefeitura Universitária também tem trabalhado, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para fornecer treinamento específico aos servidores e servidoras de todos os campi da instituição, com o intuito de prevenir e dar breve solução a incidentes como o registrado no Panga.”
A imagem em infravermelho ajuda o Corpo de Bombeiros a identificar os focos de incêndio na área
Corpo de Bombeiros/Divulgação
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas