“É possível ainda ser padre de acordo com o Vaticano II nos dias de hoje?” Com essa pergunta provocativa o coletivo Padres da Caminhada – formado por mais de 500 padres, bispos e diáconos permanentes católicos de todo país – anunciou para este sábado (9) uma transmissão online de lançamento de um ebook que sintetiza seu texto fundador. A atividade pode ser acompanhada via Youtube no canal do Brasil de Fato RS e via Facebook pela página do Instituto Cultural Padre Josimo, entre outras redes parceiras.

O texto, organizado pelos padres Manoel José de Godoy e Geraldino Rodrigues de Proença, é coletivo, escrito em primeira pessoa e reflete a vida pessoal e pastoral dos participantes do grupo, bem como a realidade social e política do país. “Fortalecemo-nos diante das ameaças, perseguições e sofrimentos, fazemos encontros online e reflexões”, descrevem.
Segundo eles, Padres da Caminhada são todos os que assumem o Seguimento de Jesus de Nazaré, inseridos nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs): “Somos presbíteros na perspectiva do Concílio Vaticano II. Presbíteros da Lumen Gentium que tão bem definiu a Igreja como Povo de Deus, onde não há, pois, em Cristo e na Igreja, nenhuma desigualdade em vista de raça ou nação, condição social ou sexo; e reina, entre todos, verdadeira igualdade quanto à dignidade e ação comum”, afirma o texto.

Participarão da transmissão, além dos organizadores do texto, padre Manoel José de Godoy e padre Geraldino Rodrigues de Proença, também o padre Edinho Thomassim e o frei Olávio Dotto. O download gratuito pode ser acessado a partir do sábado (9) pela manhã no site da loja virtual da editora do ICPJ.
O projeto gráfico e diagramação fica a cargo do repórter do BdF-RS Marcos Antonio Corbari. A edição é do Instituto Cultural Padre Josimo. Ainda não há informações se será produzida uma versão impressa da publicação, mas os interessados podem reproduzir e imprimir livremente o material através de meios domésticos pessoais.
O post Coletivo ‘Padres da Caminhada’ lança ebook neste sábado (9) apareceu primeiro em Brasil de Fato.