
Agosto lilás é o mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. E, para chamar a atenção da sociedade sobre o tema, a OAB Subseção Feira de Santana, através da Comissão em Defesa dos Direitos das Mulheres, realiza atividades ao longo do mês. Uma delas é a “Caminhada do Agosto Lilás”, que já está em sua quarta edição e ocorrerá neste sábado (9), a partir das 9 horas.
A concentração será no horário indicado, na frente da sede da Oab Feira de Santana, localizada na rua Coronel Álvaro Simões, n° 74, Centro, próximo ao Fórum Filinto Bastos. De lá, todos os participantes vão percorrer as ruas da cidade para enfatizar a relevância do assunto.
Segundo dados atualizados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, houve um crescimento no número de feminicídios, tentativa de feminicídio e violência psicológica contra as mulheres em nosso país. Oito em cada 10 mulheres são mortas pelos companheiros ou ex-companheiros, sendo 64,3% dos cromes ocorridos em casa.
Ao todo, no país, foram 1.459 vítimas somente em 2024, contra 1449 em 2023, de acordo com o Mapa da Segurança Pública de 2025, divulgado em junho. O Mapa mostra ainda que, a cada 100 mil mulheres, 1,34 caso foi registrado, daí a necessidade de se reforçar a importância da denúncia.
Se for feito um recorte racial, 63,6% das vítimas são mulheres negras. “Diante disso, precisamos debater e informar a população acerca dos tipos de violência que existem e da importância de buscar a rede de apoio e proteção. É preciso denunciar. Por isso, disque 180”, ressalta Lorena Peixoto, presidente da Oab Feira.
Esmeralda Halana, presidente da comissão, por sua vez, convoca toda a sociedade feirense para “estarmos juntos e juntas, neste sábado, para a IV Caminhada do Agosto lilás. Quem quiser e puder, leve cartaz, apito, e se vista de branco. Será um momento único, assim como foi nas edições anteriores”, declara. Mais informações no Instagram @oabmulherfsa.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.