Rua inclina e casas ficam com rachaduras após construção de condomínio na Grande BH


Moradores de Contagem temem quedas de casas após surgimento de rachaduras
Moradores do bairro Maria Conceição, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, relatam que ruas e imóveis começaram a apresentar rachaduras depois que um lote foi desaterrado para a construção de um condomínio. Nas últimas semanas, uma rua ficou inclinada e precisou ser interditada.
Na via localizada atrás do empreendimento, as trincas nas casas aumentam a cada dia. O aposentado Darcy Vieira contou que ficou com medo depois de perceber que a varanda da residência inclinou. As rachaduras se espalharam por todo o imóvel.
“A gente não sabe o que pode acontecer. Amanhã a gente pode levantar e estar tudo no chão em cima da gente. É um perigo isso aqui”, disse.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp
Na semana passada, o muro do condomínio desabou. A Defesa Civil interditou parte da estrutura, e duas ruas precisaram ser fechadas.
A aposentada Maria Auxiliadora Moreira teme que as casas comecem a desabar: “Agora, infelizmente, a gente não tá podendo dormir com a situação que tá passando. Se vier a chuva, provavelmente essa rua vai acabar de descer.”
Montagem mostra rua que inclinou, rachadura em casa e muro que caiu após construção de condomínio no bairro Maria Conceição, em Contagem, na Grande BH
Reprodução/TV Globo

Defesa Civil e investigações
A Defesa Civil informou que identificou problemas estruturais e risco de novo desabamento do muro. No entanto, segundo o órgão, as casas não apresentam risco iminente, mas os moradores devem monitorar a situação.
A Copasa, Companhia de Saneamento de Minas Gerais, informou ter encontrado e reparado um vazamento de água na região e que fará perícia no local.
A administração do condomínio informou que as rachaduras são antigas, anteriores à obra, mas que contratou uma empresa para perícia. A TV Globo procurou a construtora, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.