Após 20 anos, pai de quadrigêmeos lembra como superou rotina de trabalho exaustiva para se dedicar aos filhos: ‘Mundo virou de ponta cabeça’


Reportagem de 2002 mostrou nascimento de quadrigêmeos em Sorocaba
Com jornadas de trabalho que envolviam fins de semana, feriados e madrugadas, tudo que um maquinista de Sorocaba (SP) queria fazer ao chegar em casa era descansar. Entretanto, ele trocou as várias sonecas por horas de brincadeiras e passeios com os filhos, que não são dois, nem três, mas, sim, quadrigêmeos bivitelinos.
Para celebrar o Dia dos Pais, comemorado neste domingo (10), o g1 conversou com Josino Moreira de Ataide, de 54 anos. Ele já é aposentado, mas se lembra do quanto precisou se dedicar ao trabalho e à criação dos filhos com a esposa.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Josino trabalhou na Ferrovias Bandeirantes S.A (Ferroban), antiga Ferrovia Paulista S.A (Fepasa), em Sorocaba, mas também nas ferrovias Vale do Rio Doce, em Ipatinga (MG), onde morou por alguns anos. Durante seus 27 anos de trabalho como maquinista, ele tinha turnos que mudavam com frequência. Além disso, priorizava fazer horas extras para ter mais tempo para ajudar em casa.
Samuel, Danilo, Joseane e Viviane da Silva Ataide ao lado do pai, Josino Moreira, de Sorocaba (SP)
Arquivo pessoal
O aposentado e a esposa se tornaram pais de Samuel, Danilo, Joseane e Viviane da Silva Ataide em 20 de maio de 2002. O nascimento dos bebês, na época, foi notícia no telejornal SPTV, da TV Aliança, atual TV TEM. Assista ao vídeo no início da reportagem.
Atualmente, os quadrigêmeos estão com 23 anos, mas tiveram um início de vida desafiador. Segundo Josino, eles nasceram com sete meses e meio de gestação. Devido à prematuridade do parto, que era considerado de uma gestação longa para quatro bebês, eles ficaram internados na incubadora por aproximadamente 40 dias.
“O mundo virou de ponta cabeça. A prioridade mudou, porque tudo girava em torno dos nossos filhos, tudo que fazíamos era em relação ao bem-estar deles. Foi preciso adaptar a casa, programar passeios, amamentação, banhos”, lembrou.
Quadrigêmeos nasceram prematuros, em Sorocaba (SP), em 2002
Josino Ataide/Arquivo pessoal
👶👶 Mudanças na rotina 👶👶
Segundo Josino, foi preciso improvisar uma divisão entre a sala e a cozinha com uma mesa para que nenhuma criança “escapasse” e fosse mexer em utensílios de cozinha sem supervisão. O casal também mantinha os banheiros da casa trancados para evitar outros desastres com água.
Apesar de não serem quadrigêmeos idênticos, Josino disse que os filhos eram muito parecidos quando eram bebês. Por este motivo, para não confundi-los, ele e a esposa costumavam etiquetar todos os acessórios dos filhos, como roupas e chupetas, com os seus nomes. O casal até comprou pulseiras de identificação por precaução.
“Com o passar do tempo, eles foram ficando diferentes, apesar das personalidades serem completamente opostas. Alguns a gente precisava exigir um pouco mais, de outros, não. Mas todos sempre foram muito tranquilos e não davam trabalho”, disse Josino.
“A gente se programava para levar fraldas em passeios, uma troca de roupa para cada, leite quando estavam na mamadeira. Tinham garrafas térmicas, a gente preparava e deixava na temperatura adequada para eles”, acrescentou.
A mãe dos quadrigêmeos, segundo Josino, também não produzia leite suficiente para os quatro bebês depois de um tempo. Por este motivo, eles começaram a usar uma fórmula com uma mamadeira.
No entanto, o casal precisava se ajudar todas as vezes nestes momentos, pois, enquanto um tomava leite e adormecia, outro acordava e pedia para mamar. O ciclo se repetia e eles ficavam cuidando dos gêmeos por horas.
Quadrigêmeos de Sorocaba (SP) e seu pai, Josino Moreira Ataide
Arquivo pessoal
❤️ Vida adulta e saudade
Depois de esgotar a energia dos filhos com brincadeiras na infância, Josino investiu na educação dos quatro na adolescência. Eles passaram a maior parte em Minas Gerais antes de voltarem ao interior paulista. Os pais sempre arranjavam um jeito de matriculá-los em cursos profissionalizantes ou esportes que fossem ajudá-los em sua carreira profissional.
Atualmente com 23 anos, um dos quadrigêmeos é corretor de seguros, outro é sargento militar e está trabalhando para ser promovido a tenente e as duas outras irmãs são biomédicas.
Ao g1, o filho que é mais velho por apenas alguns minutos, Samuel, corretor de seguros de veículos e também pastor, contou que o pai sempre fez questão que eles estudassem e dessem o melhor de si em tudo que tinham interesse.
“A nossa relação com nosso pai sempre foi muito boa. Meu pai sempre trabalhou de turno, eram horários trocados, ficava muitos dias fora. Tenho essa imagem dele trabalhando, mas sempre ficava com a família quando dava, levava a gente para andar de bicicleta, jogar bola, a gente ia no Parque Ipanema. Ele chegava cansado, mas fazia uma programação com a gente, tudo com esforço dele”, lembrou o jovem.
Samuel disse que atualmente é o filho que mora mais longe, em Campo Grande (MS), mas sempre que pode se reúne com a família em Sorocaba. No ano passado, ele e os irmãos surpreenderam Josino no Dia dos Pais e lhe compraram um celular. Apesar da saudade, este ano vão comemorar a data à distância, mas já estão programando um almoço com a presença de todos.
Josino Ataide e seus filhos, quadrigêmeos, que nasceram em Sorocba (SP)
Josino Ataide/Arquivo pessoal
Confira outros destaques do g1
g1 em 1 minuto: mercado é interditado após ratos serem flagrados andando sobre alimentos
Mulher que gravou ratos sobre comida em mercado diz que já havia denunciado caso à prefeitura: ‘Situação foi piorando’
Após uma década de serviço, cadela policial se aposenta e é adotada por guardas municipais no interior de SP
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.