
“A base vem como?” A pergunta costuma virar meme em postagens de clubes e escolinhas formadoras de jogadores no futebol de base do Espírito Santo. Nas três últimas semanas, a resposta a ela veio em forma de resultados expressivos das quipes capixabas no cenário nacional e, por que não, internacional.
Potência do futebol de base no Estado, o Porto Vitória foi a São Paulo (SP) e voltou de lá com o título invicto tradicional Ibercup na categoria sub-13. Guilherme de Oliveira foi o artilheiro do torneio, Samuel Nali levou o prêmio de melhor goleiro e o técnico Juscelino Soares foi eleito o melhor treinador da competição.
O clube também fez bonito com o vice na categoria sub-11.
“Foi muito importante pra gente. Tivemos essa oportunidade de representar o nosso Estado, a nossa instituição, de jogar contra escolas diferentes como uma equipe do Mato Grosso do Sul, uma de Brasília, equipes de São Paulo, equipe do Rio. Foi bem enriquecedor. Apresentamos o nosso trabalho e colocamos em prática tudo que é trabalhado no dia a dia. Foi um intercâmbio muito importante. Mostramos como é forte a marca Porto Vitória. Os jogadores vão levar isso para o resto da vida”, destacou o técnico Juscelino Soares.
Destaque também na Ibercup do Rio
Na edição da Ibercup no Rio de Janeiro, que brilhou foi o Grêmio Factory, de Vitória, semifinalista na categoria sub-12 na Série Ouro, a principal.

Os “crias” do Grêmio Factory venceram o Vasco por 2 a 1 na fase de grupos e golearam a Austrália por 10 a 1. Na semifinal, levaram o troco e perderam para o Vasco por 4 a 2.
“Fizemos uma excelente competição lá, conseguimos visibilidade para o nosso trabalho e para o nosso Estado, elevando o nome das nossas escolas no cenário nacional”, comemorou o treinador e coordenador do Grêmio Factory, Telmo Coutinho.
Ainda na Ibercup no Rio, o Joga 3 ficou com o título da Série Prata na categoria sub-12 e o Grêmio Factory venceu a Série Especial na sub-11.
Coimbra faz bonito em Poços de Caldas
Em Poços de Caldas (MG), o Coimbra, de Vila Velha, conquistou o título da Brazil Cup em duas categorias: sub-12 e sub-13.
Além dos títulos, o trabalho do clube já chama a atenção de agências especializadas na gestão de jogadores, assinando com algumas das jovens promessas formadas no CT que fica em Vila Velha.

“Vivemos um momento especial, no qual se confirma exatamente tudo o que planejamos e almejamos até aqui. Cada passo dado reforça a importância da formação de talentos não apenas para o Coimbra, mas para o futebol como um todo, seja aqui no Estado, em outros e quem sabe até no exterior. Formar exige processo contínuo, resiliência. Não apenas por parte dos nossos alunos/atletas, mas também de toda a nossa equipe profissional, que se qualifica constantemente em busca de crescimento pessoal e profissional. Esse compromisso diário nos permite impactar vidas de forma completa dentro e fora de campo”, explica o coordenador técnico do Coimbra, Bruno Corrêa.
Em janeiro deste ano, o Coimbra já havia se destacado com vice-campeonato da Supercopa Taquarituba. O time capixaba chegou à final da categoria sub-13 e só perdeu para o Corinthians.
“Mantemos como um dos pilares a formação contínua. Buscamos formar atletas e saber o porquê das vitórias e derrotas. E acima de tudo, formar cidadãos de bem, com disciplina, educação e valores sólidos, prontos para vencer no esporte e na vida”, completou Bruno.
Folha Vitória valoriza a base com o “Golaço dos Crias”
Novidade este ano no Folha Vitória, o quadro “Golaço dos Crias” estreou em março e, desde então, exibe uma vez por semana gols feitos pelos jovens talentos do futebol de base do Espírito Santo.

A iniciativa é elogiada por quem vive o dia a dia do trabalho base no futebol capixaba.
“Queria parabenizar o ‘Golaço dos Crias’. É uma excelente divulgação dos trabalhos feitos aqui no nosso Estado, dos clubes e dos jogadores que trabalham na base do Estado. Este espaço para as crianças é importante e motiva todo mundo”, avalia Telmo Coutinho, do Grêmio Factory.
Os gols das equipes do Coimbra são uma constante no quadro. Na visão do clube, abrir espaço para as categorias de base é fundamental para trabalhar a motivação dos mais novos.
“A iniciativa de divulgar o futebol de base é um verdadeiro golaço do Folha Vitória fora das quatro linhas. Ela aproxima o torcedor das promessas que, em breve, poderão brilhar nos grandes palcos do futebol mundial. É impossível falar sobre o futuro do futebol brasileiro sem reconhecer a importância da base. E é exatamente isso que o quadro ‘Golaço dos Crias’ faz! Mostra os talentos que estão surgindo, valoriza suas conquistas e oferece a esses jovens atletas a visibilidade que tanto merecem”, elogia o diretor do Coimbra, Hemerson Rodrigues.
A iniciativa do Folha Vitória também é elogiada pelo presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira.
“É super positivo divulgar os destaques da base do futebol capixaba, já que incrementamos a quantidade de competições no calendário anual. O Golaço dos Crias é uma excelente ideia e dá a visibilidade que a nossa formação de talentos precisa e merece. Iniciativas como essa sempre fortalecem o futebol capixaba como um todo”, destaca o presidente da FES, Gustavo Vieira.