Mais de 30 famílias deixam suas casas para simulado de desastre natural em Vila Velha

Mapa do Exercício Simulado Jaburuna 2025 (Foto/Divulgação: Prefeitura Vila Velha)
Mapa do Exercício Simulado Jaburuna 2025 (Foto/Divulgação: Prefeitura Vila Velha)

O bairro Jaburuna, em Vila Velha, irá passar pelo maior simulado de desastre natural já realizado no município. A ação, que acontece no próximo sábado (16), faz parte da Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil e vai mobilizar mais de 30 famílias, escolas e instituições públicas, transformando a manhã na região em um grande cenário de evacuação, salvamento e resgate.

Coordenado pela Defesa Civil Municipal de Vila Velha, o treinamento será realizado das 9h às 12h, na parte alta do morro conhecida como Jardim Petrópolis, abrange os setores de risco geológico 86 e 91, ambos com grau de risco alto (R3).

No total, cerca de 120 moradores, incluindo pessoas com necessidades especiais, participarão como voluntários e terão que deixar suas casas durante a simulação.

A simulação contará com a presença de cerca de 100 profissionais de diferentes órgãos, entre eles o Corpo de Bombeiros Militar, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), a Guarda Municipal e o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), que irá usar um helicóptero no treinamento.

Durante a atividade, serão reproduzidas duas situações críticas: um escorregamento de massa e um rolamento de bloco com colapso de estrutura.

Para isso, haverá evacuação de famílias, atendimento a “feridos”, resgate de um boneco em tamanho real enterrado sob escombros e transporte de vítimas para a Escola Municipal Professor Elson José de Souza, que funcionará como abrigo temporário para desabrigados e desalojados.

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha, sargento EB-R1 Afonso Belenda Netto, ressaltou que a missão principal é salvar vidas.

Simulações como essa nos permitem aperfeiçoar nosso trabalho, aumentar a integração com outras instituições e treinar os moradores para agir diante de uma emergência real.”

Afonso Belenda, subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, destacou que a união das forças é essencial.

“Quando um desastre ocorre, devemos estar todos preparados. Atuando de forma integrada, conseguimos salvar mais vidas e proteger o patrimônio de forma mais eficiente”, disse.

Já o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Benício Ferrari Junior, reforçou a importância do preparo diante das mudanças climáticas. Ao final do exercício, a Cepdec fará uma avaliação de todos os procedimentos adotados, apontando possíveis ajustes para aprimorar a resposta a desastres naturais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.