
A 4ª edição do Ecommerce.ES ocorreu na quarta (13) e quinta (14), no Pavilhão de Carapina, na Serra, e registrou a presença de mais de 5 mil participantes, incluindo cerca de 500 profissionais de outros estados. Segundo a organização, o volume de negócios gerado chegou a R$ 55 milhões, com atração de parcerias estratégicas para o setor.
A programação contou com painéis e palestras sobre inovação, estratégias de vendas e transformação digital. Rodrigo Queiroz (Turbo Partners) apresentou práticas utilizadas por grandes marcas norte-americanas e como adaptá-las ao mercado brasileiro.
O fundador da Mlabs, Rafael Kiso, abordou o papel do empreendedor como influenciador, estratégias para redes sociais e fidelização de clientes. Rodrigo Haddad, diretor global da Bees (Ambev), mostrou o processo de digitalização da força de vendas da empresa.
Também participaram Luiza Fontana (Coca-Cola), que tratou da gestão de canais digitais, Hyohana Loyola (Mercado Livre), que falou sobre oportunidades na plataforma, e Marcelo Linhares (Onfly), que apresentou métodos para desenvolvimento de equipes.
Cases de empresas brasileiras
O evento também trouxe casos de empresas brasileiras: Walter Agolar e Sandra Colodetti explicaram como a Faura alcançou liderança nacional em seu segmento; João Pedro apresentou a transformação digital da Tambasa; Felipe Holcsik falou sobre o processo na Positivo; e Wagner Gimenez (InBot) mostrou soluções em inteligência artificial conversacional.
O encerramento ficou a cargo de Cecília Perini (XP Inc), que falou sobre o cenário econômico do Espírito Santo e perspectivas de investimento.
Feira de negócios
Paralelamente às palestras, houve exposição de soluções nas áreas de tecnologia, logística, meios de pagamento e marketplaces, com empresas de atuação nacional e internacional. O espaço contou ainda com áreas de convivência e alimentação.