
Noronha recebeu o primeiro bugue elétrico do Brasil
Ana Clara Marinho/TV Globo
A proibição da entrada de veículos a combustão em Fernando de Noronha, prevista para começar em 10 de agosto deste ano, foi adiada por cinco anos. Segundo a Administração da Ilha, a medida foi prorrogada por “falta de desenvolvimento tecnológico que garanta a produção de energia limpa”.
O adiamento por esse motivo já estava previsto na lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2023. A mudança de data foi aprovada na Comissão de Justiça, mas ainda não passou pelo plenário. Mesmo sem a votação final dos deputados, a prorrogação já está em vigor.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A proibição de veículos a gasolina e diesel na ilha foi aprovada em janeiro de 2020. O prazo inicial era agosto de 2022, mas foi adiado para agosto de 2023. Agora, foi estabelecido novo prazo em agosto de 2030.
Segundo a Administração do Distrito, Fernando de Noronha tem atualmente 147 veículos elétricos.
Bugue elétrico
Fernando de Noronha recebe primeiro bugue elétrico do Brasil
Em setembro de 2024, chegou à ilha o primeiro bugue 100% elétrico fabricado no Brasil (veja vídeo acima).
O carro foi enviado para Noronha pela Neoenergia e é um protótipo faz parte do Projeto Trilha Verde, iniciativa do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI).
O primeiro bugue elétrico nacional foi desenvolvido pela eION, startup com sede em Curitiba. A Neoenergia propôs a produção e acompanhou o desenvolvimento desde a concepção e protótipo até fabricação e testes para sugestões de melhorias.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias