Fragata ‘Tamandaré’ atinge mais de 27 nós de velocidade durante os testes de mar

Itajaí (SC) – Segundo informações do Marine Traffic, a fragata Tamandaré (F-200), primeira unidade da classe de mesmo nome, atingiu a marca de 27 nós de velocidade durante a mais recente fase de testes de aceitação no mar, superando a velocidade máxima informada oficialmente de 25 nós (cerca de 47 km/h). O desempenho foi registrado em mar aberto, como parte das avaliações de performance do sistema de propulsão e da navegabilidade do navio.

Os ensaios, conduzidos no litoral catarinense, têm como objetivo verificar o funcionamento integrado de todos os sistemas da embarcação antes de sua incorporação ao setor operativo da Esquadra. Além da velocidade máxima, foram testadas manobras de alta demanda, estabilidade, resposta dos motores e capacidade de aceleração.

Construída no estaleiro Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí, a Tamandaré é a primeira das quatro fragatas previstas no Programa Classe Tamandaré (PFCT). O navio incorpora modernos sensores e sistemas de combate, armamentos de última geração e alto índice de conteúdo nacional, fruto de transferência de tecnologia e parceria estratégica entre a Marinha, a thyssenkrupp Marine Systems (tkMS) e empresas brasileiras.

Com 107,2 metros de comprimento, deslocamento de aproximadamente 3.500 toneladas e autonomia de até 5.000 milhas náuticas, as novas fragatas foram projetadas para executar missões de escolta, patrulha e defesa de áreas marítimas de interesse estratégico do Brasil.

A previsão é que a Tamandaré seja entregue oficialmente à Marinha em 2025, reforçando significativamente a capacidade de combate de superfície da Força Naval e ampliando a proteção das águas jurisdicionais brasileiras.■


O post Fragata ‘Tamandaré’ atinge mais de 27 nós de velocidade durante os testes de mar apareceu primeiro em Poder Naval.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.