
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Presidente Prudente (SP)
Arquivo/g1
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Presidente Prudente (SP) enviou ao g1 nesta segunda-feira (18) um posicionamento oficial repudiando o aumento de 13 para 19 vereadores na Câmara Municipal a partir de 2029. O projeto foi aprovado em segunda discussão na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (11).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A OAB é a quinta entidade a se manifestar contra o resultado da votação até o momento. A Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente (Acipp), a União das Entidades de Presidente Prudente e Região (Uepp), o Grupo Lidera e o Conselho de Veneráveis Mestres e Mestres (CVVMM), da Maçonaria, também se posicionaram negativamente sobre o assunto na última semana.
VEJA TAMBÉM:
Associação Comercial repudia aumento do número de vereadores em Presidente Prudente: ‘Profunda indignação’
‘A população é quem vai pagar’, destaca representante da Uepp sobre ampliação do número de vereadores em Pres. Prudente
Em segunda discussão, Câmara aprova projeto que amplia número de cadeiras de vereadores em Presidente Prudente
Associações mobilizam abaixo-assinado contra aumento de salários de políticos e acréscimo de vereadores em Pres. Prudente
Confira abaixo o posicionamento da OAB na íntegra:
“Nota Pública
A Ordem dos Advogados do Brasil – 29ª Subseção de Presidente Prudente, juntamente com outras entidades, manifesta seu repúdio à aprovação, pela Câmara Municipal, em 11 de agosto, do projeto que aumenta de 13 para 19 o número de vereadores no município.
A poucos meses, a mesma Casa Legislativa aprovou, por maioria, o projeto que reduziu o pagamento de precatórios, sob a alegação de falta de recursos públicos — medida também contestada pela OAB. A atual decisão, que amplia despesas, expõe evidente incoerência e desrespeito ao interesse coletivo.
Ainda que permitida por lei, alteração dessa natureza exige amplo debate público, estudos técnicos e respeito aos princípios da legalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A votação, conduzida às pressas e sem diálogo transparente com a sociedade, compromete o controle social.
O impacto mais visível é econômico, com aumento dos gastos públicos, mas o mais grave é simbólico: transmite à sociedade, que clama por probidade e responsabilidade fiscal, um exemplo negativo, de desprezo à opinião popular e à austeridade.
A OAB reafirma seu compromisso com a transparência, a moralidade administrativa e o fortalecimento da democracia, lamentando que uma decisão de tamanho impacto tenha sido tomada sem participação popular”.
Outro lado
O Poder Legislativo divulgou a seguinte nota oficial sobre o assunto:
“A Câmara Municipal de Presidente Prudente informa que, somente no primeiro semestre de 2025, os 13 vereadores já viabilizaram para a Administração Pública aproximadamente R$ 11 milhões em emendas parlamentares, obtidas junto a deputados estaduais e federais. Esse resultado demonstra, de forma concreta, a importância e a efetividade do trabalho legislativo em prol da população.
Nos últimos anos, Presidente Prudente apresentou significativo crescimento populacional. A representatividade da Câmara acompanha esse avanço, em conformidade com a Constituição Federal, que estabelece que municípios com população entre 160 mil e 300 mil habitantes podem ter até 21 vereadores. Desde 2004, o Legislativo prudentino conta com 13 cadeiras. Agora, após aprovação de readequação, o número será ampliado para 19 vereadores a partir da próxima Legislatura.
Essa ampliação possibilitará maior captação de recursos, ampliando o atendimento às entidades que possuem alta demanda e contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população em todos os bairros. Também garantirá mais representatividade para os munícipes, fortalecendo o diálogo entre comunidade e Legislativo.
Por fim, a Câmara esclarece que todos os processos internos tramitam de forma regular, em estrita observância à legislação vigente”.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.