RuralturES movimenta R$ 4,5 milhões e atrai 27 mil visitantes em Venda Nova do Imigrante

RuralturES em Venda Nova do Imigrante

A 5ª edição da Feira de Experiências do Turismo Rural, a RuralturES, aconteceu entre os dias 14 e 17 de agosto, no Distrito de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante. O evento movimentou R$ 4,5 milhões em negócios e recebeu mais de 27 mil visitantes, se consolidando como um dos principais encontros do setor no Espírito Santo.

Uma das grandes novidades foi a ampliação da área da feira. A estrutura ocupou 4 mil metros quadrados em um terreno de 6 hectares, estrategicamente localizado em frente ao Polo Sebrae de Turismo de Experiência e à Casa Nostra. O espaço representa um crescimento de 71,3% em relação a 2024, quando a feira contou com 2.335 metros quadrados.

A programação foi diversa e atrativa, reunindo cultura, gastronomia, artesanato e produção local. Entre os destaques, esteve a tradicional Expedição Tropeira, que completa 15 anos em 2025. O grupo partiu no dia 7 de agosto do Santuário Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, e percorreu cerca de 200 km até a feira, resgatando a história do transporte e do comércio rural.

Outro ponto alto foi o Seminário Capixaba de Uvas de Inverno para Produção de Vinhos Finos, que reuniu produtores, especialistas e pesquisadores para debater o potencial da vitivinicultura de inverno no Espírito Santo. O público acompanhou painéis, experiências de vitivinicultores e o trabalho do Sebrae/ES no fomento ao enoturismo. O Incaper apresentou ainda um estudo preliminar sobre áreas aptas ao cultivo, destacando mais de 30 municípios capixabas com condições favoráveis.

Além das palestras, os visitantes puderam vivenciar experiências turísticas inovadoras. Degustações de cervejas artesanais, visitas a empreendimentos locais e o “Pedal Gourmet”, um roteiro de 23 km que uniu passeio de bicicleta a paradas em lavouras de cafés especiais, queijarias, cervejarias e charcutarias, foram alguns dos atrativos.

A feira também reservou um espaço especial para as Indicações Geográficas (IGs) do Espírito Santo, reunindo nove das dez já reconhecidas no estado, como o socol de Venda Nova, a panela de barro de Goiabeiras e o cacau de Linhares. 

RuralturES anuncia edição de 2026

Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, a edição de 2025 marcou um novo patamar nas experiências oferecidas.

Pedro Rigo, diretor superintendente do Sebrae ES
Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES

“O resultado foi extraordinário. Temos avançado cada vez mais na qualidade do evento naquilo que projetamos para os negócios ligados ao turismo rural e de experiência. Durante a RuralturES, vendemos pacotes de novos produtos de experiência, então temos uma feira que vai além de produtos para comer e beber”, afirmou.

Segundo Rigo, os novos atrativos turísticos lançados em Pindobas comprovam a busca por novidades desta edição. Além disso, caravanas organizadas pelo Sebrae/ES trouxeram empreendedores de norte a sul, criando um ambiente vibrante de negócios, conexões e descobertas.

A avaliação positiva também é reforçada por Valdeir Nunes, presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB) que, juntamente com o Sebrae/ES, é realizadora da RuralturES.

“A nossa quinta edição é um sucesso total. Pelo que vimos aqui, temos que aumentar no mínimo cinquenta por cento o espaço no próximo ano. A comunidade de Venda Nova abraçou a feira, que não é só do município, e sim das Montanhas Capixabas, e está sendo transformada numa feira de todo o estado. São quatro dias de festa, com mais de 27 mil pessoas”, declara.

A próxima edição já tem data marcada: de 13 a 16 de agosto de 2026, novamente no Distrito de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.