
Mais de 100 armas foram apreendidas e 21 pessoas foram presas em operação que investiga uma quadrilha que produzia e distribuía armamento para grupos criminosos em Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Um homem foi preso em São Mateus, no Norte do Estado.
A Operação Senhores da Guerra foi conduzida pelas Polícias Civil e Militar em Governador Valadares (MG) e contou com ações em São Mateus (ES), Jundiaí (SP) e Botucatu (SP). O suspeito detido em São Mateus possuía uma pistola e 18 munições.

O grupo investigado pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (Ficco-MG) fornecia armas, munições e coletes balísticos para facções criminosas.
Segundo o delegado da Polícia Federal, Arnaldo Carrara, o grupo era dividido em dois núcleos. O primeiro, central, adquiria as armas e as levava para Governador Valadares, para que outro integrante as comercializasse com pessoas interessadas.
Já o segundo funcionava como um representante comercial, revendendo as munições para outros criminosos. Este segundo núcleo era composto por cinco pessoas, todas com antecedentes criminais, informou o delegado Carrara.
O grupo alvo da operação ainda tinha um armeiro, que modificava e tornava as armas mais potentes. O suspeito utilizava uma impressora 3D para produzir peças para fuzis.
Essa organização criminosa chegou a fabricar, em impressora 3D, um dispositivo que altera o funcionamento da arma de fogo, passando a operar em modo rajada.”
Rodrigo Nalon, delegado da Polícia Civil de Minas Gerais

No total, 21 pessoas foram presas, sendo 17 em flagrante e quatro com mandados temporários. 18 dessas prisões ocorreram em Minas Gerais, duas em São Paulo e uma no Espírito Santo. Duas pessoas seguem foragidas.
Entre os presos está um policial reformado. De acordo com as investigações, ele desviava coletes balísticos e os vendia diretamente para criminosos.
Já as armas, mais de 40 foram apreendidas em Governador Valadares e 54 em Jundiaí e Botucatu, além de uma em São Mateus. A maioria dos armamentos estava irregular e sem documentação legal.
A ação contou com mais de 200 policiais das forças de segurança dos três estados. Foram 36 pessoas alvos da operação e 43 mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela polícia.
Veja as imagens das armas apreendidas: