
Ciclone extratropical: reflexos causam vendaval, famílias desabrigadas e estragos em MS
Um temporal causou estragos em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19). Em Paranhos, 30 famílias da aldeia indígena Ypoí ficaram desabrigadas. A rodovia MS-156, entre Tacuru e Amambai, foi totalmente interditada após a queda de árvores. Veja o vídeo acima.
Em Paranhos, uma caminhonete foi atingida por uma árvore. Uma estrutura metálica de um galpão foi arrancada pelo vento e atingiu máquinas agrícolas em uma fazenda da zona rural de Amambai. Na aldeia Ypoí, casas foram completamente destruídas e as famílias foram abrigadas em uma escola municipal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
⚠️🌀Segundo meteorologistas da Climatempo, os estragos nas cidades do sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul foram provocados por uma frente fria formada após a passagem do ciclone extratropical pelo Sul do Brasil. O fenômeno não atingiu diretamente o estado, mas gerou efeitos indiretos.
Vendaval, chuva e estragos
O temporal que atingiu Mato Grosso do Sul trouxe chuva forte, ventania e destruição. Em Bonito, no sudoeste do estado, as rajadas de vento chegaram a 100 km/h.
As regiões sul e sudoeste foram as mais afetadas, devido ao avanço de uma frente fria que se formou após a passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do Brasil.
Em Amambai, a ventania foi registrada em 60 km/h. Já em Paranhos e Tacuru, não foi possível medir a intensidade, pois os municípios não contam com estação meteorológica. Confira abaixo os municípios com as maiores rajadas:
Bonito – 100 km/h;
Laguna Carapã – 82 km/h;
Caracol – 74 km/h;
Aral Moreira – 72 km/h;
Iguatemi – 68 km/h;
Ivinhema – 65 km/h.
Instabilidade
A ventania que atingiu Mato Grosso do Sul veio acompanhada por chuva. Desde a madrugada desta quarta-feira (20), instabilidades ocorrem em diversas áreas do sul do estado e em parte do leste, devido ao deslocamento da frente fria que atinge o sul do país.
A frente fria não deve continuar avançando por Mato Grosso do Sul, já que se afasta para alto mar. Contudo, o frio contribui para o aumento da umidade que vem do norte do Brasil e pancadas de chuva no centro-sul e oeste do estado podem ocorrer nesta quarta-feira.
Já o sul e sudoeste estão em alerta para temporais que ainda devem ocorrer, com ventos que podem chegar aos 85 km/h. A chuva na região deve se concentrar ainda pela manhã e perder força durante o dia e à noite.
O tempo deve ser abafado no centro e norte de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande. A capital deve ter pancadas de chuva de morado a forte.
Ventos chegaram aos 100 Km/h no sudoeste de Mato Grosso do Sul.
Reprodução
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: