
Observar uma baleia-jubarte a poucos metros de distância, em mar aberto, é um privilégio que o Espírito Santo possui, sendo o principal berçário da espécie no país. Agora, Vitória vai dar mais um passo para consolidar o turismo náutico sustentável: a implementação de uma “porta de embarque” para as expedições para ver as baleias: um píer flutuante na Praça do Papa.
A estrutura, que será “apresentada” neste sábado (23), mas deve começar a funcionar plenamente em setembro, contará com rampa de 10 metros e flutuantes, fruto de uma gestão compartilhada entre o Instituto Baleia Jubarte, a Prefeitura de Vitória e o Sebrae, com apoio da Capitania dos Portos.
O píer, segundo o oceanógrafo e coordenador estadual do Instituto Baleia Jubarte, Paulo Rodrigues, vai substituir os embarques feitos em píeres de pescados ou clubes privativos. Será localizado a poucos metros do Espaço Baleia Jubarte.
Ele vai potencializar a infraestrutura náutica do local, melhorando as saídas para o turismo O espaço vira referência, principalmente com as divulgações das agências.
Paulo Rodrigues, do Instituto Baleia Jubarte
Além disso, também é destacado que a iniciativa, que contou com a articulação da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, que tem como presidente o deputado Fabrício Gandini, vai consolidar Vitória como referência nacional.
“Somos o principal berçário da baleia-jubarte no Brasil. Esse turismo é sustentável, valoriza nossa riqueza natural e gera renda para a cidade”, disse Rodrigues.
Início da temporada de observação das baleias-jubarte
Neste sábado, será marcada a celebração do início temporada de observação das baleias-jubarte. Com isso, serão apresentadas agências responsáveis pelos passeios e as novas infraestruturas que serão implementadas para fortalecer o turismo.
Inicialmente, era prevista a inauguração do píer flutuante também no sábado, mas o cronograma foi adiado para setembro.
Todos os anos, cerca de 35 mil baleias-jubarte migram das águas geladas da Antártica para se reproduzir no litoral capixaba. Em 2024, os passeios atraíram visitantes de diversos estados, consolidando o Espírito Santo como destino cada vez mais procurado.