
O Espírito Santo entrou de vez no mapa do surfe mundial. A World Surf League (WSL) publicou em seu site oficial uma etapa capixaba no calendário do Circuito Mundial ainda em 2025.
A Praia D’Ulé, em Guarapari, foi a escolhida para receber o evento, que está marcado para acontecer de 20 a 23 de novembro deste ano.
A etapa capixaba da WSL tem classificação de Qualifying Series (QS), com 4.000 de pontuação. O QS é o circuito de qualificação, que também inclui os eventos da Challenger Series (CS). Ele soma pontos para um ranking anual que permite que os 10 melhores surfistas masculinos e as cinco melhores surfistas femininas do QS “subam” para a divisão de elite na temporada seguinte.

O que é o QS
O Qualifying Series (QS) é a porta de entrada da liga mundial de surfe. As etapas do QS realizadas no Brasil valem pontos para o ranking sul-americano, que classifica sete homens e três mulheres para o Challenger Series (CS) do ano seguinte.
O CS, por sua vez, é a divisão de acesso ao Championship Tour (CT), que é onde estão os surfistas da elite mundial como Gabriel Medina, Filipe Toledo e Ítalo Ferreira.
Quem são os surfistas capixabas no circuito
O Espírito Santo tem, atualmente, dois surfistas no circuito. Rafael Teixeira, de 32 anos, é o atual 79º colocado no ranking do CS. Desde 2010 no circuito, ele comemora a oportunidade de surfar em um evento internacional no “quintal de casa”.
“Vai ser uma satisfação imensa competir em casa. O Ulé e o meu quintal de treino. Rodo o mundo inteiro competindo e nunca tive a oportunidade de competir em casa. Sem dúvida nenhuma, vai ser o maior evento de surfe já realizado no Espírito Santo. Vai ser muito maneiro. Que seja o primeiro de muitos no nosso Estado”, comemora Rafael.
O outro capixaba no circuito é Krystian Kymerson, 32 anos, 75º colocado no ranking do QS. Ele compete desde 2009 em eventos do Circuito Mundial e já foi bicampeão brasileiro profissional e campeão pan-americano.