A partir desta quinta-feira (21), São Paulo recebe a 36ª edição do Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que exibe gratuitamente 253 filmes de 60 países até o dia 31 de agosto. Um dos principais destaques da mostra internacional é o curta palestino I’m Glad You’re Dead Now, dirigido e protagonizado por Tawfeek Barhom, que venceu a Palma de Ouro na categoria de curta-metragem no Festival de Cannes deste ano.
Em sua estreia como diretor, Barhom divide a cena com o também palestino Ashraf Barhom. O filme, uma coprodução entre Palestina, Grécia e França, acompanha dois irmãos que retornam à ilha onde nasceram, carregando um caixão e segredos familiares. A narrativa, marcada por silêncios, memória e travessia, foi elogiada por sua abordagem sensível e atemporal. Ao receber o prêmio em Cannes, o diretor dedicou a vitória “à Palestina e à paz”.
Mostra homenageia Zita Carvalhosa e amplia exibições para o ambiente online
Além de estreias e obras premiadas em festivais internacionais, o Kinoforum também presta homenagem à produtora Zita Carvalhosa, fundadora do festival, falecida em julho. Uma mostra dedicada à sua trajetória integra a programação, que se espalha por diversos espaços culturais da cidade, como a Cinemateca Brasileira, CineSesc, Circuito Spcine, Museu da Imagem e do Som (MIS), Espaço Petrobras de Cinema e Cinusp.
Entre os destaques brasileiros estão os dois últimos curtas de Jean-Claude Bernardet, Homenagem a Kiarostami e Mensagem de Sergipe. O cineasta e crítico de origem belga faleceu em São Paulo em julho deste ano. A mostra também celebra os 25 anos do manifesto Dogma Feijoada, que discute o protagonismo negro no cinema de curta-metragem, e exibe produções latino-americanas, africanas e do Leste Europeu.
Parte da programação poderá ser assistida online, entre os dias 21 de agosto e 7 de setembro, nas plataformas Itaú Cultural Play, Porta Curtas, Sesc Digital, SPCine Play e TodesPlay. A programação completa está disponível no site do festival.
O post Festival em SP exibe curta palestino vencedor do Festival de Cannes e mais de 200 filmes gratuitamente apareceu primeiro em Brasil de Fato.