Imbituba atrai investimentos e se firma como novo polo urbano do Sul catarinense


Imbituba entrou no radar dos grandes investimentos urbanos em Santa Catarina. Recentemente, a Saragoça Urbanismo, anunciou a implantação de quatro loteamentos planejados na cidade com impacto econômico estimado em mais de R$ 70 milhões para região. A novidade consolida o município como uma das principais apostas do setor imobiliário no litoral sul do estado.
De acordo com Giovane Saragoça, diretor da empresa, a decisão de investir na cidade foi pensada a partir de uma análise estratégica da empresa, que possui equipe com mais de 15 anos de atuação no desenvolvimento urbano.
“Imbituba já é uma das cidades com maior potencial de desenvolvimento em Santa Catarina. A cidade registra um crescimento acelerado. Além disso, a cidade conta com um setor de turismo e serviços dinâmico e está estrategicamente localizada entre Garopaba e Laguna. Todas essas características tornam o município extremamente atrativo para investimentos estruturados em urbanismo “, afirma.
Economia diversificada impulsiona expansão
Giovane destaca, ainda, que Imbituba é reconhecida nacionalmente como uma economia resiliente e multifacetada. O Porto de Imbituba é um dos motores dessa movimentação, já que contribui para impulsionar atividades logísticas e industriais. Ao mesmo tempo, a cidade também tem um forte potencial turístico, com as praias e a Rota da Baleia Franca, o que movimenta setores como gastronomia e hospedagem.
Esse cenário tem atraído novos moradores, muitos deles vindos de outros estados, em busca de segurança, qualidade de vida e oportunidades. Para Giovane, essa migração reforça a urgência de projetos urbanísticos que supram a nova demanda.
“A dinâmica populacional reforça a importância de projetos urbanísticos bem estruturados, como os da Saragoça Urbanismo. Assim, conseguimos garantir que o crescimento da cidade ocorra de maneira organizada e sustentável”, explica.
Projetos para diferentes perfis
Os quatro novos empreendimentos da Saragoça foram planejados com foco na diversidade de público. Segundo Saragoça, eles foram desenhados para atrair desde famílias que buscam o primeiro imóvel, até investidores e pessoas que desejam construir em áreas valorizadas com potencial de crescimento. Cada projeto será adaptado ao perfil da região onde será implantado, com estudos de vocação e integração com o entorno.
Além disso, os loteamentos também terão infraestrutura inteligente, com redes de água, esgoto, energia elétrica, drenagem e ruas pavimentadas com acessibilidade. A iluminação será em LED e as calçadas seguirão normas de mobilidade urbana.
Sustentabilidade e respeito ao plano diretor
Os quatro empreendimentos também preveem soluções sustentáveis, para contribuir com a qualidade de vida dos moradores. A proposta inclui drenagem inteligente, arborização com espécies nativas e áreas de convivência integradas à vegetação local.
“Buscamos sempre promover o uso responsável do solo e a integração com a vegetação da região. A Saragoça Urbanismo entende que empreender é também planejar o futuro da cidade. Investimos em estudos técnicos e buscamos contribuir com a qualificação dos espaços urbanos, projetando soluções que tragam benefícios tanto para os moradores quanto para o município”, diz.
Região deve registrar valorização econômica
Segundo Giovane, a empresa prevê também a valorização dos imóveis, já que Imbituba registra uma escassez em terrenos urbanizados. Ele reforça que o momento de expansão da cidade e a proximidade dos projetos com regiões estratégicas e em desenvolvimento também geram oportunidades para quem busca investir na cidade.
Com a construção dos loteamentos, a previsão da Saragoça Urbanismo é de gerar aproximadamente 180 empregos diretos e indiretos durante a fase de obras. A cadeia produtiva da construção civil, que inclui comércio de materiais, logística, serviços técnicos e mão de obra, também será beneficiada.
“Mesmo após a entrega, o impacto continua: cada nova residência, comércio ou serviço implantado nos lotes movimenta a economia, gera renda, fomenta o empreendedorismo local e contribui com arrecadação de impostos para o município”, destaca o diretor.
Além disso, Giovane afirma que moradores e investidores podem esperar empreendimentos com alto padrão de qualidade. A Saragoça Urbanismo atua com segurança jurídica, infraestrutura de qualidade e planejamento urbano.
O primeiro lançamento está previsto para 2025. Ao todo, mais de 450 terrenos residenciais devem ser disponibilizados ao longo dos projetos. Todos seguirão padrões de infraestrutura inteligente e urbanização em sinergia com o modelo de crescimento planejado de Imbituba.
“Estamos comprometidos em contribuir para que Imbituba cresça de forma ordenada e sustentável, com espaços urbanos que promovam qualidade de vida, integração social e desenvolvimento”, conclui o diretor.
Para conhecer os projetos, acesse o site da Saragoça Urbanismo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.