Buscas por capivara ferida mobilizam órgãos ambientais em Itapetininga


Drone é usado em buscas por capivara ferida no Ribeirão dos Cavalos, em Itapetininga (SP)
As buscas por uma capivara ferida por armadilha mobilizam diversos órgãos ambientais em Itapetininga (SP) e incluem até o uso de drone com câmera térmica ao longo do Ribeirão dos Cavalos. As tentativas de resgate do animal ocorrem desde o dia 10.
O drone foi cedido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) nesta segunda-feira (18). Equipado com câmeras de sensor térmico, normalmente utilizadas para monitorar focos de incêndio em matas, o equipamento sobrevoou a extensão do ribeirão na tentativa de localizar sinais da capivara.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Órgãos ambientais buscam resgatar capivara ferida no Ribeirão dos Cavalos, em Itapetininga (SP)
Julia Nunes/Redes sociais
“Ainda não localizamos o animal ferido, apenas o bando. Estamos nessa insistência há quase 12 dias. Temos também a esperança de alguém avistá-la e avisar”, disse a delegada Júlia Nunes, em entrevista ao g1.
Envolvida na causa animal, Júlia, que também é vereadora (PSD) no município, contou que mobilizou as autoridades ambientais depois de receber imagens da capivara com uma argola de armadilha presa ao corpo e aparentes ferimentos.
A força-tarefa inclui a Polícia Militar Ambiental, a Guarda Civil Municipal, a Subsecretaria de Defesa Animal de Itapetininga e o Departamento de Fauna do Estado de São Paulo. Integrantes desses órgãos se revezam para percorrer a área do ribeirão, na região da Marginal dos Cavalos.
Segundo a Polícia Ambiental, uma das medidas adotadas para atrair a capivara é a ceva, que consiste na oferta de alimento específico em pontos determinados. Apesar disso, os esforços ainda não tiveram sucesso.
“Só apareceu o bando da capivara, que são quase 18 animais. A ferida ainda não foi localizada. Por enquanto, estamos nesse acompanhamento”, reforçou a delegada.
Quem avistar o animal ou tiver informações sobre seu paradeiro deve entrar em contato com a Polícia Ambiental ou com a Guarda Municipal de Itapetininga. A orientação é para que ninguém tente capturar a capivara por conta própria devido ao risco, alertou Júlia.
Polícia Ambiental, Guarda e órgãos de Itapetininga buscam capivara machucada no Ribeirão dos Cavalos
Julia Nunes/Redes sociais
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.