
Em MG, Lula (PT) perde para Zema (Novo) em eventual 2º turno das eleições para presidente
Reprodução/O Globo
Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (21) mostra que o presidente Lula (PT) perde para Romeu Zema (Novo) em uma eventual disputa na eleição presidencial de 2026, segundo eleitores de Minas Gerais.
Segundo o levantamento, Lula soma 34% das intenções de voto, enquanto Zema, 47%. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos.
Veja os números:
Lula (PT): 34%;
Zema (Novo): 47%;
Indecisos: 3%;
Branco/nulo/não vai votar: 16%.
A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 13 e 17 de agosto. No estado de Minas Gerais, foram realizadas 1.482 entrevistas com pessoas de 16 anos ou mais, e o nível de confiança é de 95%.
Na última eleição presidencial, em 2022, Lula venceu Jair Bolsonaro (PL) em Minas Gerais: o atual presidente recebeu 50,20% dos votos no 2º turno, enquanto o ex-presidente obteve 49,80%.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível pela Justiça eleitoral até 2030.
Além de Lula e Zema, o levantamento apresentou outros oito possíveis candidatos aos entrevistados: Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSD), Eduardo Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (União) e Flávio Bolsonaro (PL).
Ao todo, a Quaest criou nove eventuais cenários na pesquisa estimulada para o 2º turno das eleições para presidente em 2026. Veja abaixo:
Cenário 1 – Com Lula e Jair Bolsonaro em MG
Em uma possível disputa entre Lula e Jair Bolsonaro, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.
Lula (PT): 40%;
Jair Bolsonaro (PL): 39%;
Indecisos: 2%;
Branco/nulo/não vai votar: 19%.
Cenário 2 – Com Lula e Tarcísio de Freitas em MG
Em uma possível disputa entre Lula e Tarcísio de Freitas, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.
Lula (PT): 37%;
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 39%;
Indecisos: 5%;
Branco/nulo/não vai votar: 19%.
Cenário 3 – Com Lula e Michelle Bolsonaro em MG
Em uma possível disputa entre Lula e Michelle Bolsonaro, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.
Lula (PT): 40%;
Michelle Bolsonaro (PL): 38%;
Indecisos: 3%;
Branco/nulo/não vai votar: 19%.
Cenário 4 – Com Lula e Ratinho Júnior em MG
Em uma possível disputa entre Lula e Ratinho Júnior, os dois aparecem numericamente empatados.
Lula (PT): 38%;
Ratinho Júnior (PSD): 38%;
Indecisos: 3%;
Branco/nulo/não vai votar: 21%.
Cenário 5 – Com Lula e Eduardo Leite em MG
Em uma possível disputa entre Lula e Eduardo Leite, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.
Lula (PT): 36%;
Eduardo Leite (PSD): 38%;
Indecisos: 4%;
Branco/nulo/não vai votar: 22%.
Cenário 6 – Com Lula e Eduardo Bolsonaro em MG
Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Lula venceria uma eventual disputa com Eduardo Bolsonaro.
Lula (PT): 41%;
Eduardo Bolsonaro (PL): 34%;
Indecisos: 3%;
Branco/nulo/não vai votar: 22%.
Cenário 7 – Com Lula e Romeu Zema em MG
Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Zema venceria em uma eventual disputa com Lula.
Lula (PT): 34%;
Romeu Zema (Novo): 47%;
Indecisos: 3%;
Branco/nulo/não vai votar: 16%.
Cenário 8 – Com Lula e Ronaldo Caiado em MG
Em uma possível disputa entre Lula e Ronaldo Caiado, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.
Lula (PT): 39%;
Ronaldo Caiado (União): 35%;
Indecisos: 4%;
Branco/nulo/não vai votar: 22%.
Cenário 9 – Com Lula e Flávio Bolsonaro em MG
Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Lula venceria em uma eventual disputa com Flávio Bolsonaro.
Lula (PT): 42%;
Flávio Bolsonaro (PL): 33%;
Indecisos: 2%;
Branco/nulo/não vai votar: 23%.