
Durante a 8ª Operação Força Total em Feira de Santana, a Polícia Militar, através do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L), efetuou duas apreensões de drogas e conduziu duas pessoas nesta quinta-feira (21). Além disso, um veículo Renault/Sandero também foi apreendido, além de 14 máquinas caça-níqueis e fogos de artifício irregulares foram retirados de circulação. (Relembre aqui)

Uma pessoa também foi presa por violação da Lei Maria da Penha na cidade. No bairro Campo Limpo, policiais da 66ª CIPM encontraram com dois homens, oito embalagens com substância análoga à maconha, uma embalagem com substância análoga à maconha, dois aparelhos celulares, além de embalagens. Todo o material e os suspeitos foram apresentados na Central de Flagrantes.

O balanço da Operação Força Total foi feito pelo Comandante do CPR-L, Coronel PM Muller, ao Acorda Cidade. De acordo com ele, a operação chega à 8ª edição nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal para demonstrar a força ostensiva e preventiva da segurança pública, através do trabalho que a PM tem desenvolvido em todo o país.
O objetivo é reforçar o policiamento preventivo, retirar armas e drogas de circulação, recuperar veículos roubados e efetuar prisões, ações que impactam diretamente na redução dos crimes.
“Deflagramos ações de presença, buscando o cumprimento de mandado, apreensão de drogas, de armas, buscando incessantemente, nesse dia em especial, a produção de ações policiais que repliquem em que a força está mobilizada, fazendo essa demonstração clara de todo o seu poder de ação para que as pessoas efetivamente sintam essa confiança tão necessária nas nossas forças de segurança.”
Segundo o comandante Muller, a operação teve o resultado esperado, mas a polícia segue em andamento para alcançar aqueles que estão acostumados com a prática criminosa. Ao Acorda Cidade, o coronel também falou sobre os novos comandos que serão criados em Alagoinhas e Conceição do Jacuípe.

“O nosso comando de região concentrará todas as suas forças nos 17 municípios do Portal do Sertão, com toda a nossa atenção. A 66ª CIPM deverá ser criada lá em Conceição de Jacuípe, já estamos em tratativas com a prefeitura local para identificar um terreno onde poderá ser construída essa companhia independente.”
O comandante ainda destacou a redução da criminalidade em bairros de Feira de Santana, como Conceição e Mangabeira, e reforçou que a polícia segue trabalhando de forma integrada com outras forças para levar a paz e a manutenção da ordem à população.
“A Polícia Militar segue aguerrida, fortalecida de ânimo para buscar incessantemente, sem recuo, estabelecer as relações de segurança para as pessoas, manutenção da ordem. Não permitimos que nenhuma modalidade criminosa evolua em Feira de Santana. Não existe um bairro que a gente possa apontar hoje em toda a região leste, como o bairro mais perigoso, ou como o bairro em que a polícia não entra, ou como um bairro conflagrado.”
Operação Força Total no Portal do Sertão
Além de Feira de Santana, a atuação do CPR-L também abrange cidades da região através das companhias subordinadas. Só na cidade de Santanópolis, 15 máquinas caça-níqueis também foram apreendidas.
Catu
Durante a operação, uma grande apreensão de drogas foi feita em Catu pela 95ª CIPM. Ao realizar patrulhamento de rotina, os policiais avistaram um homem em atitude suspeita.

Ao tentar aproximação, o suspeito fugiu em direção a uma residência e logo depois evadiu do local, deixando para trás:
- Aproximadamente 372 pinos com substância análoga a cocaína.
- Aproximadamente 40 buchas de substância análoga à maconha.
- Aproximadamente 300g de Maconha/scank.
- Tablet de maconha com aproximadamente 150 g.
- Aproximadamente 5.000 MIL enpendorfs vazios.
- 08 sacos com embalagens para acondicionar drogas.
- 01 máquina para selar embalagens de drogas.
- 81 g de Crack.
- 36 pedras de crack.
- 134 g de cocaina em pedra.
- 06 sacos pequenos contendo substância análoga à Cocaína.
- Um saco pequeno contendo sementes de maconha.
- Uma faca tipo peixeira.
- 01 balança de precisão.
Todo o material foi apresentado à Delegacia de Catu.
Homem morre em confronto com policiais em Alagoinhas
Um homem, não identificado, morreu em Alagoinhas após confronto com policiais militares. O caso aconteceu por volta das 11h, quando a polícia foi informada sobre um suspeito que estaria armado, ameaçando moradores no bairro Santa Terezinha.
Ao verificar a denúncia, os policiais se depararam com o homem, que fugiu por um matagal ao avistar os policiais.
A guarnição seguiu atrás do suspeito que atirou em direção à polícia. Segundo a PM, os agentes reagiram e atingiram o homem. Com ele foram encontrados um revólver Taurus, cal. 38, contendo cinco munições, sendo duas deflagradas e três intactas, além de um celular tipo smartphone da Motorola. O suspeito foi socorrido para o Hospital Regional Dantas Bião, mas não resistiu aos ferimentos.

Todo o material ilícito foi apresentado à Delegacia Territorial de Alagoinhas.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Leia também:
Polícia Militar apreende máquinas caça-níqueis e fogos de artifício irregulares em Feira de Santana
PMBA realiza 8ª edição da Operação Força Total e desencadeia a Operação Dominus Areae
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.