
O anúncio da reforma da Praça do Tropeiro, localizada na Rua Porto Velho, foi recebido com alegria pelos participantes do samba de roda, que todas as segundas-feiras se reúnem no espaço para celebrar esse patrimônio derivado da cultura afro-brasileira.
O ritmo que mistura palmas, viola e pandeiro vai além de uma manifestação cultural, é uma herança que atravessa gerações. Márcia Sambadeira, uma das líderes do grupo e filha de uma das precursoras do movimento, destacou a importância de valorizar o espaço, que atrai visitantes de várias partes do país, a exemplo do Rio de Janeiro e São Paulo.
“Fico muito feliz com essa reforma. Vai ajudar a cultura a crescer ainda mais. Vem muita gente de fora e precisamos oferecer o melhor, assim como estão fazendo pra gente agora”, comemorou Márcia ao falar sobre a repaginada no ambiente.

Quem também comemorou a notícia foi Luizinho dos Oito Baixos, sanfoneiro e personalidade já conhecida dos frequentadores do samba de roda. Para ele, a praça já se tornou um ponto turístico e merece esse olhar atento do poder público.
“O samba de roda divulga Feira de Santana. Muita gente da zona rural, depois de fazer compras, passa aqui pra tomar uma cervejinha, mas não tem onde usar um banheiro. Agora, com essa reforma, tudo vai melhorar”, afirmou.
De acordo com o secretário de Cultura, Cristiano Lôbo, a reforma anunciada pelo prefeito José Ronaldo significa muito, pois requalificará um espaço importante da cidade. “A gestão municipal tem um olhar sensível para as tradições. O nosso objetivo é que elas sejam mantidas e valorizadas como merecem”, enfatiza.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.