
Sede da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em Brasília.
reprodução
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rejeitou o pedido de 35% de reajuste salarial para os servidores da Polícia Civil do Distrito Federal.
A medida elaborada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) buscava equiparar o salário da força com a Polícia Federal.
Em contraproposta, o governo federal ofereceu um reajuste de 18% para a categoria para ser pago em duas parcelas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Embora não corresponda ao proposto, envolvidos nas negociações afirmaram ao g1 que a oferta alcança 90% da isonomia com as carreiras federais. Ou seja, um policial civil passaria a receber 90% do salário de um policial federal na mesma posição.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (22), depois que representantes da categoria se reuniram no Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para discutir o reajuste proposto por Ibaneis e encaminhado ao Planalto em abril.
Manifestação Polícia Civil (PCDF)
Divulgação/Sinpol-DF
A medida precisa ser aprovada pelo governo federal e também passar pelo aval do Congresso – já que os custos das forças de segurança do DF são pagos com recursos da União, por meio do Fundo Constitucional.
🔎 O Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) é um repasse anual da União destinado a custear serviços essenciais de segurança pública, saúde e educação na capital. Ele reconhece o papel estratégico de Brasília como sede dos poderes da República e garante o funcionamento das forças de segurança locais e complementa os investimentos em áreas sociais.
18% de reajuste
O governo Lula ofereceu um reajuste de 18% para a Polícia Civil do DF. O pagamento seria feito em duas parcelas: 9% em outubro deste ano e 9% no abril de 2026.
Com a proposta feita pelo governo federal, a categoria vai se reunir em uma assembleia organizada pelo Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-DF) ainda na próxima semana para discutir se aceita ou não a proposta.
Caso seja aceita, o valor reajustado do salário dos servidores da PCDF ficaria, em média, R$ 5 mil reais abaixo da paridade com a Polícia Federal, conforme apurou a reportagem.
Por outro lado, o Sinpol-DF acredita que ainda há espaço para negociar e que os parlamentares à frente das negociações podem “chegar mais próximo da isonomia”.
Isonomia salarial
Desde 2017 a PCDF pleiteia paridade salarial com a Polícia Federal. Servidores justificam que as duas corporações têm a mesma origem e as mesmas atribuições, apenas com jurisdição distintas:
➡️ A Polícia Civil do DF atua no âmbito do Distrito Federal
➡️ PF atua em crimes da esfera federal.
Entenda a diferença salarial entre as duas corporações:
Diferença salarial entre PCDF e PF
PCDF fez manifestação pelo reajuste salarial
Enquanto representantes dos governos e da categoria se reuniram, policiais civis fizeram um ato em frente ao Ministério da Gestão. Veja abaixo:
Polícia Civil faz manifestação na Esplanada dos Ministérios por reajuste salarial
LEIA TAMBÉM:
CRIME DA 113 SUL: STJ marca retomada do julgamento para 2 de setembro
VÍDEO: PM bate cabeça de homem contra a parede e aplica ‘mata-leão’ no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.