
Moradores ‘batizam’ cinco cachoeiras no Parque Ecológico da Barreira, em Itararé (SP)
A Trilha do Caiçara, no Parque Ecológico da Barreira, em Itararé (SP), ganhou ainda mais significado para o município após as cinco cachoeiras receberem nomes oficiais escolhidos pela população. O resultado da votação foi divulgado na sexta-feira (22).
O local tem 4 km de extensão e já recebia visitantes, mas, segundo o secretário municipal de Turismo, Edilson Moraes, as quedas d’água nunca haviam sido oficialmente nomeadas.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
“Geralmente eram chamadas de cachoeiras do rio Caiçara. Algumas até tinham nomes informais dados por pessoas que trabalhavam na área, mas nunca foram difundidos para um público maior”, explica.
Cachoeiras da Trilha do Caiçara recebem nomes escolhidos por moradores em Itararé (SP)
Edilson Moraes/Arquivo pessoal
Preservação ambiental
A partir da votação, os nomes escolhidos passarão a ser sinalizados no espaço, com a participação de professores e alunos da rede municipal nas disciplinas de Artes e Ciências. As placas de madeira serão pintadas à mão.
Além disso, o local receberá frases educativas para estimular a interação do público com o ambiente. A instalação será feita no início da primavera, segundo Edilson. A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias de Turismo e Educação.
“Queremos proporcionar aos alunos um ambiente de visitação para a Educação Ambiental, reunindo elementos que evidenciem a importância de preservar a natureza e a memória cultural”, completa.
Nomes escolhidos para as cachoeiras reforçam preservação ambiental e memória cultural da cidade
Edilson Moraes/Arquivo pessoal
Os nomes escolhidos
Os novos nomes fazem referência à história e à biodiversidade de Itararé, reforçando a identidade regional do município, já conhecido por seus mirantes e paredões rochosos de arenito com até 100 metros de altura. Confira:
Cachoeira das Tropas: homenagem ao tropeirismo e ao papel estratégico da região nas Revoluções de 1930 e 1932;
Cachoeira Suçuarana: referência ao felino símbolo da fauna brasileira e da biodiversidade local;
Cachoeira da Roda d’Água: resgate histórico do uso sustentável da força das águas;
Cachoeira Tamanduá-Mirim: valorização de uma espécie singular da fauna da região;
Cachoeira das 3 Quedas: descrição direta de sua formação em três saltos.
Trilha do Caiçara ganha cachoeiras “batizadas” por votação popular em Itararé (SP)
Edilson Moraes/Arquivo pessoal
Crescimento turístico
“Esse local, onde estão as cachoeiras, já foi bastante frequentado no passado. Temos relatos de que, desde a formação do município, a área era usada como pouso tropeiro e, depois, como espaço de lazer de moradores, mas essa prática foi se perdendo com o tempo”, afirma o secretário de Turismo.
Após 2020, com o fortalecimento das atividades turísticas, o espaço passou a integrar o inventário turístico do município e ganhou mais visibilidade. A prefeitura apoia o atrativo em parceria com a associação de monitores ambientais, responsável pelo guiamento de visitantes.
Para chegar à Trilha do Caiçara, há dois acessos: um pelo Parque da Barreira e outro pela área urbana da cidade, na Vila Santa Terezinha.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM