
Maior do Brasil em processamento de petróleo, Replan atende a 30% do mercado nacional
Fernando Evans/g1
Em meio a ampliação da capacidade produtiva, com a inauguração de uma unidade capaz de produzir diesel para abastecer 20 mil ônibus por dia, a Refinaria de Paulínia (Replan), a maior da Petrobras, encerrou o 1º semestre com queda de 2,2% na produção de derivados de petróleo.
Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que a planta produziu 11,3 bilhões de litros no período, contra 11,6 bilhões registrados entre janeiro e junho de 2024. Mas o que explica a redução mesmo quando a Replan ganha uma nova unidade produtiva?
Demanda de mercado e a busca por otimizar os lucros estão entre os fatores que levam a companhia a controlar quanto é produzido em cada uma de suas unidades.
Em nota, a Petrobras afirma que planejamento considera variáveis como perfil de consumo, logística, estoques e maximação de valor, “o que pode resultar em ajustes temporários na carga processada ou no mix de produtos de cada refinaria, mesmo que haja capacidade instalada disponível”.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias de Campinas e região:
App do g1 para Android
App do g1 para iOS
Diesel
Derivado com maior volume de produção da planta em Paulínia, o diesel registrou uma redução de 9,7% no primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 4,7 bilhões de litros, contra 5,2 bilhões de janeiro a junho de 2024.
Em maio, a Replan colocou em operação a nova Unidade de Hidrotratamento de Diesel (HDT-D), capaz de produzir 63 mil barris de diesel S-10 por dia, o que equivale a 10 milhões de litros/dia. Isso é suficiente para abastecer, por exemplo, 20 mil ônibus com tanque de 500 litros.
Segundo a empresa, essa unidade está operacional e disponível para produção.
“A Refinaria de Paulínia encontra-se com sua capacidade instalada totalmente disponível, operando de acordo com os padrões de eficiência e segurança estabelecidos pela Petrobras. A produção de derivados, incluindo o diesel, é definida a partir de um planejamento integrado que contempla todas as refinarias da companhia, visando atender de forma otimizada às demandas do mercado”, pontua.
Nova unidade da maior refinaria da Petrobras é capaz de abastecer 20 mil ônibus por dia; entenda
Nova unidade da maior refinaria da Petrobras é capaz de abastecer 20 mil ônibus por dia
Maior do Brasil
Maior refinaria da Petrobras, a Replan tem capacidade para processar 69.000 m³ de petróleo por dia (69 milhões de litros), o equivalente a 434 mil barris, e atende a 30% do território brasileiro.
Para efeito de comparação, a segunda refinaria em volume de processamento de petróleo é a Revap, em São José dos Campos (SP), com 40 milhões de litros por dia.
A produção de Paulínia é escoada para os seguintes locais:
Interior de São Paulo – recebe a maior parte da produção, 55%
Sul de Minas
Triângulo Mineiro
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Rondônia
Acre
Goiás
Brasília (DF)
Tocantins
O diesel é o principal produto que sai da Replan para a as distribuidoras, mas a refinaria também produz gasolina, querosene de aviação (QAV), gás liquefeito de petróleo (GLP – o gás de cozinha), óleos combustíveis, asfaltos, enxofre (parte vai para a indústria de cosméticos), propeno (usado na fabricação de plásticos) e outros derivados que são utilizados até na produção de pneus.
LEIA TAMBÉM
Do pré-sal às bombas: g1 entrou na maior refinaria de petróleo do Brasil e mostra curiosidades da produção de combustíveis
Replan, a maior refinaria de petróleo da Petrobras, fica em Paulínia (SP)
Júlio César Costa/g1
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas