
Alunas do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) tiveram a oportunidade de vivenciar experiências imersivas em hospitais universitários de referência no Estado de São Paulo. Durante a programação, eles acompanharam a rotina em ambulatórios, emergências, enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Unitau
Divulgação
Entre as participantes esteve Lorrana Aparecida Monteiro, estudante do 5º semestre no campus Caraguá, que atuou na Santa Casa de Misericórdia de Barretos e participou de atividades junto à equipe de emergência do Hospital da Universidade de São Paulo (USP). Para ela, o acolhimento recebido e a troca com profissionais experientes marcaram sua formação.
“A Medicina é uma área complexa, que exige mais tempo de vivência prática para que o aluno consiga acompanhar. Eu sei que, por querer seguir na emergência, preciso aproveitar essas oportunidades em eventos e estágios. Essas experiências trazem clareza para o aprendizado e o acolhimento dos profissionais faz toda a diferença”, destaca.
Lorrana também esteve entre os 15 alunos selecionados para participar da Assembleia Regional, realizada na USP. O encontro reuniu mais de 150 universitários de destaque de diferentes cursos de Medicina do Estado de São Paulo em três dias de palestras, treinamentos e oficinas.
“Ir para Barretos foi incrível, uma das melhores experiências que já tive. Foi o primeiro serviço em que vivenciei a atuação de um médico emergencista formado. Essa trajetória abriu portas para que eu assumisse a coordenação nacional da Comissão Acadêmica da Associação Brasileira de Medicina de Emergência, o que tem sido maravilhoso”, relata.
Já a estudante Letícia da Costa Santana da Silva, do 9º semestre em Taubaté, integrou-se ao Hospital Estadual de Botucatu, vinculado à Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ela reforça o valor das experiências práticas na formação médica.
“Na sala de aula, aprendi a base teórica e científica essencial. Mas, no contato com os pacientes, percebi o valor de uma escuta atenta, de um gesto de empatia ou de uma conversa sincera, que muitas vezes são mais eficazes que qualquer medicamento. A vivência clínica ensina que a Medicina é feita de ciência, mas também de humanidade.”
Além das práticas, Letícia também se destaca na pesquisa científica, especialmente na área da Cardiologia. Ela foi premiada no Encontro de Departamentos de Cardiologia, em 2024, e apresentou no congresso da American Heart Association um projeto voltado ao atendimento e estudo da população de peregrinos que participam da tradicional caminhada até Aparecida.
“Sempre busquei aprimorar meu conhecimento e deixar um legado. Apesar das dificuldades enfrentadas pela pesquisa científica no Brasil, acredito que ela abre portas para novas descobertas e mudanças na prática médica. Ter consolidado minha pesquisa sobre os romeiros em um evento internacional foi extremamente significativo para minha trajetória acadêmica e pessoal”, afirma.
Medicina UNITAU: protagonismo estudantil e promoção de saúde
Com três campi que oferecem o curso de Medicina, em Caraguá; Cruzeiro e Taubaté, a UNITAU amplia o acesso ao ensino superior de qualidade, fortalece a promoção da saúde na região do Vale do Paraíba e realiza o sonho de muitos jovens de se tornarem médicos.
“O sonho de cursar Medicina nasceu dentro da minha família, especialmente com minha avó, que mesmo sem formação acadêmica sempre teve o desejo de ajudar as pessoas. Em uma cidade pequena e carente, ela aprendeu sozinha e se tornou uma referência de cuidado para a comunidade, especialmente entre os mais vulneráveis. Sua generosidade e dedicação inspiraram minha trajetória. E eu escolhi o curso de Medicina da UNITAU por ser uma instituição tradicional na região do Vale do Paraíba, reconhecida pela excelência no ensino médico, e por estar localizada na cidade onde cresci, tornando-se o lugar ideal para transformar esse sonho em realidade”, conclui Letícia.
Vestibular de Verão 2026
A UNITAU está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2026 do curso de Medicina. Mais informações estão disponíveis em: unitau.br/medicina.
ACOM/UNITAU