Túnel Santos-Guarujá terá faixa adaptada para VLT e passagem para ciclistas e pedestres; entenda


Túnel Santos-Guarujá recebe primeira licença ambiental e avança para leilão
O projeto do túnel imerso entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, prevê uma galeria para ciclistas e pedestres, além de uma faixa exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O leilão da obra está marcado para o dia 5 de setembro, com entrega das propostas até segunda-feira (1º).
Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, o túnel deverá ser concluído até 2030, conforme o edital. A empreiteira responsável pela execução será definida após o leilão. O investimento previsto é de R$ 6,8 bilhões.
Segundo o edital, o projeto inclui três faixas de rolamento por sentido, com largura de 3,5 metros e altura livre de 5,5 metros. Uma das faixas será adaptada para o VLT e, após o início da operação do modal (ainda sem data definida), passará a ser exclusiva.
Entre as pistas, haverá uma galeria de concreto destinada à circulação de ciclistas e pedestres, com 3,5 metros de altura e 5 metros de largura. O túnel também contará com portas de emergência a cada 150 metros, permitindo acesso entre os dois sentidos.
Túnel Santos Guarujá prevê três faixas de rolamento e galeria para pedestres e ciclistas
Governo do Estado
O sistema de pedágio será automático e sem barreiras físicas, com tarifa base equivalente ao valor atual da travessia por balsa, cerca de R$ 6,15, conforme o edital do projeto.
O g1 solicitou ao estado informações sobre o início da operação do VLT e o número de empresas que enviaram propostas para o projeto, mas não obteve retorno até o momento.
Leilão
Entenda o túnel submerso que vai ligar Santos a Guarujá
g1
O leilão que vai definir as empreiteiras responsáveis pela construção e operação do túnel imerso entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, foi adiado para o dia 5 de setembro.
A mudança ocorreu após novas contribuições ao projeto serem apresentadas durante o roadshow realizado na Europa, que reuniu empresas interessadas na obra. Inicialmente, o leilão estava previsto para agosto.
Em junho, o Governo de São Paulo também republicou o edital de licitação da obra. A nova versão traz ajustes técnicos e operacionais, além de um aumento no valor estimado do investimento, que passou de R$ 5,96 bilhões para R$ 6,8 bilhões.
Sobre o túnel
Projeto do túnel Santos-Guarujá é apresentado na Ásia
Divulgação/Governo de São Paulo
O projeto da ligação seca prevê um túnel submerso de 870 metros para oferecer uma alternativa rápida de travessia entre Santos e Guarujá. Atualmente, os usuários dependem principalmente das balsas, que podem levar de 20 minutos a algumas horas, dependendo do tráfego, movimentação no porto e condições climáticas.
O projeto está qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e é a maior obra integrada ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Em junho, o Governo do Estado de São Paulo republicou o edital de licitação para a construção do túnel, com alterações técnicas e operacionais, além de um reajuste no valor estimado do investimento, que passou de R$ 5,96 bilhões para R$ 6,8 bilhões — diferença de R$ 840 milhões.
A empresa responsável pela concessão de 30 anos para construção, operação e manutenção do túnel será definida por meio de leilão, que deve ocorrer no dia 5 de setembro, às 16h, na sede da B3, em São Paulo.
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