O Dia Nacional do Carimbó é celebrado nesta terça-feira (26), data que marca o nascimento do mestre Verequete (1916-2009), conhecido como o “Rei do Carimbó”. Ao celebrar a data comemorativa, o diretor do Festival Psica, Gerson Junior, destaca a importância do ritmo musical e dança tradicional do Pará e anuncia novidades na 15ª edição do evento, que acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro deste ano em Belém (PA).
“A importância do Carimbó no nosso festival é gigantesca, porque é a nossa cultura popular, é a nossa cultura ancestral”, afirma Junior, saudando, na entrevista, o cantor e compositor Mestre Damasceno. Ícone da cultura marajoara, ele morreu nesta terça, aos 71 anos, na capital paraense.
Entre os destaques da programação estão BK, Mano Brown e Evinha, além de bandas tradicionais como Toró Açu e Batucada Misteriosa, que apresentarão juntas o espetáculo “Toró Misterioso”. Para Junior, a mistura de estilos é o que garante a força do festival. “Buscamos sempre inovar, por isso que eu acho que o Psica é tão ímpar, porque sempre conseguimos inovar muito na nossa curadoria, que é justamente misturando o novo com o antigo”.
Segundo ele, o evento também tem papel fundamental na difusão cultural nortista. “O Psica hoje é um dos principais festivais do Brasil. […] Por isso que temos todo o cuidado de incluir os artistas da nossa terra, incluir artistas do Carimbó, do Tecnobrega, da Guitarrada, de tudo, e dar posição de destaque”, diz.
Além da música, o festival também se conecta às lutas sociais e ambientais da Amazônia. A edição deste ano acontece logo após Belém receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), prevista para acontecer entre 10 e 21 de novembro.
“Usamos a nossa arma, a nossa comunicação para conversar com essa galera [público do festival]. […] No meio da COP, vamos abrir uma casa, um centro cultural, que é justamente para abrigar alguns entes daqui que falam sobre mudanças climáticas, falam sobre racismo ambiental e todos esses assuntos”, anuncia Gerson.
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.
O post ‘Festival preto, periférico e amazônida’: Psica celebra Carimbó, tradição e inovação em Belém apareceu primeiro em Brasil de Fato.