Morre Francisco, primeiro papa latino-americano, aos 88 anos

Morre Papa Francisco (2)
Foto: Reprodução/ Instagram

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu aos 88 anos, em Roma. Segundo as primeiras informações divulgadas pelo Vaticano, o pontífice falesceu às 2h35 desta segunda-feira (21).

Francisco ocupou o principal cargo da Igreja Católica por 12 anos.

Quem foi o Papa Francisco?

O argentino Jorge Mario Bergoglio desembarcou na ilha de Lampedusa, onde a Europa mais se aproxima da África, e foi envolvido por refugiados etíopes, eritreus e somalis, que haviam sido resgatados no Mar Mediterrâneo. Queria ouvi-los. Pouco importava se fossem católicos. Queria encontrar as periferias. Era a primeira viagem de seu pontificado. Ela criaria uma imagem que acompanharia Francisco até o fim: a do papa que ia às fronteiras do mundo e suscitava expectativas de reforma. Quase ninguém compreendeu que a mudança, para o pontífice, não estava nos dogmas, mas no acolhimento, na ternura de sua pastoral.

Esse argentino, de 88 anos, morreu nesta segunda-feira, 21, em Roma, em razão de complicações causadas por uma pneumonia dupla. Um dia antes, ele apareceu em público no Vaticano em uma missa de Páscoa, quando fez a última saudação aos fiéis.

Uma outra doença pulmonar, sequela da gripe asiática de 1957, mudara seu destino ao impedir o ainda jovem jesuíta de partir em missão ao Japão. Ele teve de extrair parte do pulmão direito, o que – acreditava-se – o incapacitaria para o trabalho no Oriente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.