Contrato assinado: BR-101 vai receber R$ 10 bilhões em investimentos da Ecovias — veja o que muda na rodovia

Após vencer o leilão da concessão da BR-101, que liga o Espírito Santo ao sul da Bahia, a Ecovias Capixaba – novo nome da concessionária – assinou o termo aditivo que encerra o processo iniciado em 2023 e possibilita a permanência do grupo à frente da gestão da rodovia pelos próximos 24 anos. A assinatura ocorreu na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, e marcou o início do novo contrato de concessão, que prevê investimentos na ordem de R$ 10 bilhões. Entenda.

Novo contrato prevê mais 172,8 km de duplicações

Após a publicação no Diário Oficial da União, prevista para ocorrer na próxima sexta-feira (29), passam a valer as obrigações no novo documento, como isenção de pedágio para motociclistas, e o plano de investimentos para execução de obras e operação do trecho.

O novo contrato prevê mais de R$ 7 bilhões de investimentos em infraestrutura e tecnologia para a rodovia. Entre os principais:

  • 172,8 km de duplicações
  • 41,1 km de faixas adicionais – entre Mucuri, na Bahia, e Linhares
  • 33,6 km de vias marginais;
  • Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km);  
  • 2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros

Roberto Amorim, diretor-superintendente da Ecovias Capixaba, aponta que a implantação de faixas adicionais é uma solução imediata para os trechos onde ainda não há licenciamento ambiental para duplicação. 

“As terceiras faixas atendem plenamente a demanda dos trechos onde serão implantadas atualmente. Haverá melhorias de fluidez e segurança viária logo nos primeiros anos dessa nova fase, mas a duplicação continua em nossos planos”, afirma.

Outros R$ 3,31 bilhões serão aplicados na operação da rodovia e nos serviços de atendimento aos usuários, como os veículos de inspeção, guinchos, ambulâncias e caminhões pipa. Entre as novidades, serão instaladas 167 novas câmeras de monitoramento que ajudam na identificação de ocorrências e no envio mais rápido de recursos necessários em caso de acidentes. Com os novos equipamentos, 70% do trecho passará a ser monitorado.

A assinatura do termo marcou, também, a mudança de nome da concessionária. O Grupo EcoRodovias afirmou que “padronizou o nome e a marca de todas as suas concessionárias, que passaram a se chamar Ecovias”. No Espírito Santo, esse movimento aconteceu em duas etapas, devido ao processo de modernização contratual: em um primeiro momento, antes do leilão da concessão do trecho da BR-101 do Espírito Santo à Bahia, a concessionária, que anteriormente era Eco 101, passou a se chamar Ecovias 101. Agora, com o processo finalizado, passa a se chamar Ecovias Capixaba.

“A padronização do nome é o reflexo de uma cultura cada vez mais unificada para garantir um serviço de excelência em todo o país. Além disso, a escolha da palavra ‘capixaba’ simboliza o orgulho da concessionária de pertencer a esse estado e o seu compromisso renovado com o desenvolvimento regional, pautado na transparência e pela sustentabilidade, para a população do Espírito Santo. A BR-101 já é um importante corredor logístico para o estado e se tornará ainda mais potente a partir de agora”, completa Roberto Amorim.

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