Mosteiro zen budista de Ibiraçu terá retiro com imersão na Mata Atlântica

Mosteiro Zen Budista
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Um dos pontos turísticos mais tradicionais do Espírito Santo, o Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo, terá um retiro ecozen, que mistura ecopsicologia com zen budismo, na próxima semana, entre quarta-feira (3 de setembro) e domingo (7).

O retiro propõe dias de imersão na Mata Atlântica capixaba e dinâmicas de autoconhecimento, espiritualidade e reconexão entre corpo, mente e natureza.

A iniciativa acontece no Mosteiro Zen Morro da Vargem, o primeiro Mosteiro Zen Budista da América Latina, fundado em 1974 e reconhecido por seu trabalho pioneiro em preservação, reflorestamento, educação ambiental e espiritualidade em diálogo com a natureza.

O ecozen inclui práticas meditativas, caminhadas contemplativas, rodas de diálogo e atividades que promovem a saúde integral – física, mental e ambiental. A atividade busca criar um espaço de escuta, silêncio e reconexão.

Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu Retiro ECOZEN
Retiro terá práticas de meditação e imersão com a natureza. Foto: Arquivo Mosteiro

Além das práticas internas, o retiro também abrange ações de fortalecimento da comunidade. A iniciativa busca promover valores de cuidado, presença e responsabilidade diante dos desafios ambientais e humanos da atualidade.

O retiro é aberto a todos, sem necessidade de experiência prévia em meditação, budismo ou ecopsicologia. A organização ressalta que basta o desejo de desacelerar, olhar para dentro e reencontrar o ritmo natural da vida.

Para os organizadores, o encontro será uma oportunidade de vivenciar o cotidiano monástico em meio à floresta e integrar saberes ancestrais e contemporâneos. “É um convite para cultivar presença e consciência. Um retorno ao essencial”, destacam os organizadores.

Ecopsicologia e budismo

O ecozen promove o diálogo entre duas visões que partem do mesmo princípio: de que a separação entre o ser humano e a natureza é uma ilusão.

A ecopsicologia nos lembra que cuidar da Terra é também cuidar de nós mesmos. No mosteiro, essa visão encontra o silêncio do zen, que nos abre para perceber a interdependência da vida em todas as suas formas.”

Organização do ecozen

Foto: Arquivo Mosteiro

Ao propor a integração entre ciência, filosofia e espiritualidade, o ecozen se apresenta como um espaço para repensar hábitos, aprofundar vínculos com a Terra e cultivar uma consciência de pertencimento ao mundo natural.

O retiro é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Ecopsicologia (IBE) – representante oficial da International Ecopsychology Society (IES) no Brasil.

Veja o programa do retiro

O ecozen promove a integração através das práticas como:

  • Zazen (meditação zen);
  • Vivência da disciplina monástica;
  • Shinrin-Yoku (banho de floresta);
  • Práticas de reconexão com a natureza;
  • Trabalhos em grupo;
  • Palestras sobre Ecopsicologia e Filosofia Zen Budista.

Veja fotos do mosteiro:

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.