
Na manhã desta sexta-feira (29), foi realizado o 1º Encontro para Discussão do Plano de Contingência e Abastecimento por Carro-Pipa. O evento reuniu autoridades e especialistas para fortalecer estratégias de prevenção e resposta a situações de estiagem.
O evento contou com a presença de representantes de órgãos intermunicipais, estaduais e federais, incluindo a Coordenação Nacional da Operação Carro-Pipa.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o coordenador da Defesa Civil em Feira de Santana, Antônio José, destacou que um dos pilares do órgão é a prevenção, assunto amplamente discutido quando se fala de estiagem.
“Nós estamos, de certa forma, nos prevenindo para as possíveis estiagens que no futuro deve estar já acontecendo em Feira de Santana e nos municípios do semiárido de forma geral”, disse o coordenador.

Para Antônio José, o alimento das esferas públicas é de extrema importância no enfretamento de fenômenos climáticos como a estiagem e fortes chuvas.
“O mais importante são os documentos que vão nos assegurar, amparar legalmente as nossas ações para entrega, fornecimento de água e resposta à população de forma geral”, disse Antônio José sobre os resultados esperados do encontro.
Operação Carro-Pipa
A Operação Carro-Pipa, uma ação emergencial do Governo Federal, executada pelo 35º Batalhão de Infantaria, atende atualmente sete municípios, além de Feira de Santana, com ações de fiscalização e monitoramento do abastecimento.
Ao Acorda Cidade, o tenente-coronel do 35º BI, Guedes, relatou a importância da Operação Carro-Pipa para a população que necessita do abastecimento de água.

“A operação visa suprir e abastecer com o bem primordial que é a água. E a gente vem trabalhando nesse sentido, exatamente para que o sertanejo, o cidadão, não venha a sofrer qualquer tipo de dano com esse abastecimento”, enfatizou o tenente-coronel.
Defesa Civil
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) tem a função de apoiar os municípios, seguindo a Lei nº 12.608, que estabelece um conjunto de ações integradas, como a Operação Carro-Pipa, articulando as integrações da Defesa Civil Nacional e do Exército Brasileiro.
De acordo com o professor Gutemberg Junior, coordenador estadual de Defesa Civil, atualmente 131 municípios estão em situação de emergência por seca e estiagem na Bahia.

Inicialmente a gestão de riscos e desastres são de competência municipal, porém, quando não há recursos para gerenciamento de crises, as cidades decretam situação de emergência solicitando suporte do Estado, que oferece apoio, por exemplo, com a Operação Carro-Pipa.
Gutemberg Junior destacou ainda outras ações realizadas pela Defesa Civil. “Nós temos as operações de prevenção ao desastre, preparação, quando nós preparamos as populações os municípios, para que eles se tornem mais resilientes frente aos desastres, que podem ser tanto naturais como antrópicos, aqueles que são causados diretamente pela ação humana”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.