Preso policial militar que matou a tiros homem algemado e rendido na Serra do RS, diz Polícia Civil


Defesa do soldado Emerson Brião afirma que está trabalhando para demonstrar a falta de necessidade da restrição de liberdade. Caso aconteceu em 4 de março, em Bom Jesus. Vítima é Geovane Matias Maciel, que tinha 19 anos. Policial militar atira e mata suspeito já imobilizado no RS
Foi preso preventivamente, na manhã desta quinta-feira (10), o policial militar (PM) flagrado em vídeo matando a tiros um homem algemado e rendido em Bom Jesus, na Serra do RS. O caso aconteceu em 4 de março (veja o vídeo acima e saiba mais sobre o caso abaixo).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Conforme a Policia Civil, o soldado da Brigada Militar (BM) Emerson Brião foi preso na casa onde mora. Ele será apresentado na Delegacia de Vacaria, onde será interrogado. Depois, o Comando Regional de Policiamento Ostensivo o encaminhará para estabelecimento prisional militar.
O advogado Fábio Silveira, representante de Brião, afirma que “a defesa está trabalhando para demonstrar a desnecessidade de restrição da liberdade”. Segundo ele, “o investigado esteve sempre à disposição da polícia judiciária, sem qualquer atitude que pudesse causar risco à apuração do ocorrido”.
O mandado de prisão preventiva foi solicitado pelo delegado Anderson Silveira de Lima, que investiga o caso. Ainda na quarta-feira (9) foram feitas as tratativas operacionais entre a Polícia Civil e a Brigada Militar.
Emerson Brião estava afastado das funções de policiamento. Ele realizava trabalhos internos.
Corregedoria pede prisão de PM flagrado em vídeo matando a tiros homem imobilizado no RS
Investigação policial
Segundo a Polícia Civil, Geovane era passageiro de um carro de aplicativo parado em uma blitz. Os policiais constataram que havia um mandado de prisão contra ele por suspeita de incendiar a casa da ex-companheira. Inicialmente, os PMs registraram que ele foi morto ao reagir com uma faca durante a abordagem.
No entanto, no final de junho, o Ministério Público recebeu de forma anônima o vídeo que mostra Geovane já algemado quando é atingido por dois tiros. A necropsia apontou que ele foi ferido por quatro disparos, sendo dois antes do início da gravação.
O delegado regional Carlos Alberto Defáveri afirmou que o vídeo levou à instauração de um novo inquérito policial que deve ser concluído até agosto. As armas dos policiais e os projéteis extraídos no exame de necropsia passarão por perícia.
Policial militar atira e mata suspeito já imobilizado no RS
Reprodução/ RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.