Planta Constitución, no Chile, celebra 50 anos como símbolo industrial e ambiental

Desde o início de suas operações em 1975, a planta produtora de celulose, a Planta Constitución, consolidou-se como um dos polos industriais mais importantes da região do Maule, no Chile, impulsionando o emprego, a inovação e o desenvolvimento sustentável local e nacional.

A celebração dos 50 anos foi realizada nas próprias instalações da unidade e reuniu executivos, colaboradores, autoridades regionais e municipais, líderes comunitários, moradores e representantes históricos da trajetória da planta. O evento foi marcado por momentos de emoção e memória, reunindo diferentes gerações que fizeram parte dessa história.

A cerimônia também foi um tributo àqueles que contribuíram para o crescimento da planta e da cidade de Constitución, reforçando o compromisso da empresa em seguir construindo, a partir da cidade, um modelo de desenvolvimento sustentável voltado para as pessoas e para o planeta.

DE MAULE PARA O MUNDO

Situada entre a serra e o mar, conforme projetado por engenheiros franceses, a planta é dedicada à produção de celulose não branqueada do tipo UKP, obtida a partir de madeira de pinus cultivada em florestas sustentáveis.

“Planta Constitución é a planta em operação mais antiga da companhia e um símbolo de nossa evolução. Tem sido essencial na nossa transição de uma empresa local para uma companhia global, sem nunca perder o vínculo nem o orgulho por nossos origens nesta querida cidade”, afirmou Cristián Infante, CEO global da ARAUCO.

 

UMA HISTÓRIA CONSTRUÍDA COM A COMUNIDADE

Nos anos 1960, a própria população local organizou cabildos para apoiar a instalação da planta, consolidando uma relação de parceria com o território. Essa conexão se reflete em iniciativas como o Programa de Reconstrução Sustentável (PRES), após o terremoto de 2010, e na criação do Colégio Constitución, em 1980, que formou gerações de estudantes e hoje está entre os melhores do país.

A planta também impulsionou o turismo econômico na cidade, especialmente em períodos de grandes paradas de manutenção industrial (Paradas Gerais de Planta), como a de 2024, que mobilizaram mais de 1.200 trabalhadores temporários.

OLHAR PARA O FUTURO

Atualmente, mais de 80% dos resíduos gerados pela unidade são reutilizados. A planta também está incorporando um sistema de monitoramento online de emissões, além de desenvolver iniciativas de eficiência energética e geração de energia renovável a partir de biomassa.

Integrada a outras operações industriais e florestais da região, como o Vivero Quivolgo, com quase um milhão de mudas, e o Complexo Viñales, que gera energia limpa a partir de subprodutos da madeira, a Planta Constitución é parte de um ecossistema que alia desenvolvimento econômico, conservação ambiental e geração de emprego local.

Cinquenta anos depois de sua fundação, a planta segue projetando o futuro com o mesmo propósito que a originou: ser uma ponte entre as florestas e as pessoas, entre a inovação e o cuidado com o meio ambiente, entre Constitución e o mundo.

O post Planta Constitución, no Chile, celebra 50 anos como símbolo industrial e ambiental apareceu primeiro em Portal Celulose.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.