
Três atletas africanos lideraram a prova de 15km de elite na Corrida Rústica Internacional do Agronegócio
9ideia Marketing Brasil
Os atletas africanos dominaram o pódio da Corrida Rústica Internacional do Agronegócio 2025 da prova de 15km: Uganda e Quênia são os países de origem dos três primeiros colocados dessa categoria na corrida. Completando o percurso em apenas 43 minutos, 43 segundos e 46 milésimos, atleta de Uganda Mark Kptoo fez uma velocidade média de 20,57 km por hora, sendo o primeiro a cruzar a linha de chegada.
Além dele, Nicolas Kiptoo Kosgei, do Quênia, completou a prova em 43 minutos, 49 segundos e 97 centésimos, chegando em segundo lugar, e Wilson Mutua Maina, chegou em terceiro, fazendo o percurso em 44 minutos, 31 segundos e 71 centésimos. Veja o resultado completo da prova.
Baiana Núbia Oliveira encabeçou pódio feminino dos 15km na Corrida Rústica Internacional do Agronegócio
9ideia Marketing Brasil
Mulheres no topo
Já entre as mulheres correndo na mesma prova, o topo do pódio ficou aos pés de uma baiana, Núbia de Oliveira, que completou a prova em 52 minutos, 1 segundo e 65 centésimos, o nono melhor tempo entre todos os atletas da categoria. A velocidade média de Núbia foi de 17,22 km por hora.
Mais duas africanas completaram a trinca. Depois de Núbia, chegaram a ugandense Emily Chebet, com 52 minutos, 8 segundos e 15 centésimos, e em terceiro lugar, a queniana Vivian Jeftanui Kiplagat fez a prova em 52 minutos, 19 segundos e 65 centésimos.
Comemoração
Mark Kptoo celebrou seu excelente resultado na estreia em provas de 15km, destacando o desafio de correr com muito vento. O desafio, no entanto, só aumentou sua satisfação com o desempenho, especialmente por se tratar de uma prova inédita no seu histórico – e deu pra aproveitar e se divertir também.
Já Núbia, que nasceu em Jaguarari, na Bahia, que em 2024 nem chegou a subir ao pódio da prova, já que ficou em quarto lugar, tinha ainda mais motivos para comemorar porque bateu seu recorde pessoal (RP). Descrevendo a prova como muito rápida e forte, Núbia enfatizou a importância do trabalho em equipe para ter alcançado esse resultado.
Primeiros colocados na Corrida Rústica Internacional do Agronegócio receberam troféus e prêmios em dinheiro.
9ideia Marketing Brasil
Prova internacional
Um total de 1,3 mil atletas ocuparam as ruas de Petrolina na manhã do domingo, dia 13, durante a Corrida Rústica Internacional do Agronegócio, 2025 promovida pela Seiva do Vale. O evento nasceu de uma conversa que aconteceu no final de 2022 entre os diretores da Seiva do Vale e um amigo, Abelardo. Meses depois, o projeto frutificou com a realização da 1ª Corrida Rústica do Agronegócio, em 2023.
Um ano depois, o público pedia nova edição do evento e, em 2024 a corrida cresceu, foi certificada pela World Athletics e tornou-se uma prova Internacional. Em 2025, a Seiva do Vale realiza sua terceira corrida, sendo a segunda com caráter internacional.