
Elizabeth Teixeira recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFPB
Reprodução/TV Cabo Branco
A paraibana Elizabeth Teixeira recebeu nesta sexta-feira (18) o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A solenidade aconteceu no Campus I da instituição, em João Pessoa.
De acordo com a UFPB, a honraria reconhece o legado da pesquisadora e professora na luta pela justiça social no campo. A concessão da honraria foi aprovada por aclamação em reunião do Conselho Universitário (Consuni), que ocorreu no dia 13 de maio deste ano.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
Presidida pela reitora da universidade, Terezinha Domiciano, o evento contou com apresentações musicais de Adeildo Vieira, do Coral Nossa Voz e de João Muniz, interpretando canções em homenagem à Elizabeth, que completou 100 anos em fevereiro deste ano.
Com um forte trabalho ativista, Elizabeth assumiu a liderança das Ligas Camponesas após o assassinato do marido João Pedro Teixeira, em 1962, durante a época de crescimento da influência militar no Brasil. Foi perseguida pelos latifundiários e pela ditadura militar, período em que foi presa, teve a casa incendiada e os 11 filhos separados. Precisou mudar de nome e viver na clandestinidade.
LEIA TAMBÉM
Elizabeth Teixeira: primeira mulher a liderar uma Liga Camponesa é fonte de inspiração na luta agrária
100 anos de Elizabeth Teixeira: legado de resistência inspira assentados na Paraíba
A proposta pela concessão do título de Doutora Honoris Causa foi pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), por meio da pesquisadora da questão agrária Iranice Gonçalves Muniz.
Elizabeth Teixeira completou 100 anos em fevereiro
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba