
O escritor e publicitário Roberto Duailibi
Divulgação/DPZ
O escritor e publicitário Roberto Duailibi morreu nesta sexta-feira (18), aos 89 anos. Ele era um dos principais profissionais do setor no Brasil, além de ser membro da Academia Paulista de Letras desde 2015.
Filho de um libanês e de uma brasileira, mudou-se para São Paulo quando tinha apenas 12 anos. Formado pela Escola de Propaganda de SP em 1956, começou a trajetória profissional ainda em 1952, na Colgate-Palmolive.
Ao longo da carreira, atuou como redator em algumas das principais agências do país, como a JWT, McCann Erickson e Standard Propaganda — onde chegou ao cargo de vice-presidente de criação.
Em 1968, fundou a agência DPZ ao lado de José Zaragoza, Francesc Petit e Ronald Persichetti. O grupo transformou a publicidade brasileira e consolidou a DPZ como uma das maiores e mais premiadas do país. Em 1969, Duailibi foi eleito “Publicitário do Ano” no Prêmio Colunistas.
Os sócios Francesc Petit, Roberto Duailibi e José Zaragoza, da DPZ
Divulgação
Além da atuação nas agências, Duailibi teve uma forte presença no meio acadêmico e institucional. Foi professor e diretor de cursos da ESPM de São Paulo, além de dar aulas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Também presidiu por duas gestões a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) e ocupou cargos em conselhos de entidades como a Fundação Bienal de São Paulo e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Duailibi também se destacou como escritor e palestrante. Publicou diversos livros como “Criatividade & Marketing”, escrito em parceria com Harry Simonsen Jr., em que apresentou o conceito da “régua heurística”, voltado à estimulação da criatividade dentro das empresas.
Também é autor de “Cartas a um Jovem Publicitário”, lançado em 2005, e da coleção “Ideias Poderosas”, em parceria com Marina Pechlivanis.
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