Após selfie de Humberto Carrão e Bella Campos viralizar, veja dicas para não virar ‘cabeção’ na foto


Fotógrafos dão dicas para não sair com ‘cabeça grande’ na selfie
Uma foto, mil memes. Uma simples selfie entre Bella Campos e Humberto Carrão gerou uma enxurrada de comentários nas redes sobre a aparente desproporção entre os rostos dos dois — com foco no tamanho da cabeça do ator.
A brincadeira foi longe: até o elenco de “Vale Tudo” entrou na onda. Taís Araújo contou que passa pelo mesmo com Lázaro Ramos, e Bella deu uma dica direta ao amigo: “Já te falei para colocar a cabeça para trás, vida”. Mas será que esse truque funciona mesmo? O g1 ouviu fotógrafos profissionais para entender como sair bem nas fotos.
Humberto Carrão e Bella Campos na selfie que gerou memes
Reprodução/Instagram
A culpa pode não estar no tamanho da cabeça do ator. Segundo o fotógrafo Marcos Serra Lima, o ângulo da lente é que provoca distorções nas fotos. “Quando fazemos uma selfie, quase sempre a lente do telefone é uma grande-angular, e este tipo de lente provoca distorções nas extremidades da imagem, aumentando ou “esticando” o que é fotografado”, explica.
E o posicionamento do aparelho também influencia no resultado. A fotógrafa Isabella Pinheiro explica que se a foto for feita de baixo para cima, em um enquadramento fechado de rosto, a parte de baixo do rosto sofrerá alterações provocadas pela distorção da lente.
“Em caso de uma selfie, o ideal é que as pessoas estejam com os rostos na mesma direção, um ao lado do outro. Caso um esteja com o rosto um pouco mais a frente, estará mais vulnerável à distorção. E a inclinação da câmera também influencia. Basta um movimento para cima ou para baixo e já muda completamente a proporção”.
Iluminação como aliada
Bella Campos comenta foto com Humberto Carrão
Reprodução/Instagram
A luz pode ajudar a esconder ou ressaltar traços em uma foto. Então, nada de locais muito escuros. “A iluminação é primordial em qualquer fotografia. Pode acentuar linhas e contornos. A melhor opção é sempre cenários com rostos bem iluminados. É claro, cada foto tem um objetivo”, explica o fotógrafo Rodrigo Gorosito.
Serra Lima também destaca a importância da luz na composição da foto. “Tudo depende da iluminação. Rostos geométricos, marcados, se forem fotografados de frente, imprimem uma simetria e o resultado é bom, mas tudo depende da iluminação. Fotografar é escrever com a luz. A escolha da lente determina como você ‘escreve’ o que está diante de você”.
Truque para foto em grupo
Quem se lembra do pau de selfie? Listado pela revista “Time” como uma das invenções do ano em 2014, o suporte pode ajudar ao aumentar a distância entre o aparelho e os fotografados. “Embora seja um trambolho para a maioria das pessoas, ele resolvia esse problema porque conseguia afastar a câmera do rosto”, relembra Serra Lima.
Gorosito recomenda que, se for fazer uma foto em grupo, o importante é pensar também na disposição das pessoas. “O ideal é manter o grupo alinhado, intercalando as alturas e tamanhos na composição. Se não for um fotógrafo registrando, faça uma foto e observe a composição. Vale mais uma foto refeita que uma publicação indesejada”.

Arte

Adicionar aos favoritos o Link permanente.