
Em entrevista, Roberto Dualibi fala sobre leitura e conhecimento
O escritor e publicitário Roberto Dualibi, que morreu aos 89 anos em São Paulo nesta sexta-feira (18), é considerado referência na publicidade do país e integrava como membro a Academia Paulista de Letras, desde 2015.
Nascido em 8 de outubro de 1935, em Campo Grande, filho de um libanês e uma brasileira, ele se mudou para São Paulo aos 12 anos.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
A trajetória profissional de Roberto Dualibi iniciou na Colgate-Palmolive quando ele tinha apenas 17 anos, em 1952.
Em 1956, se formou pela Escola de Propaganda de São Paulo. Abaixo o g1 apresenta as principais atuações do escritor e publicitário:
Redator nas principais agências do país como JWT, McCann Erickson e Standard Propaganda
Vice-presidente de criação na Standard Propaganda
Fundador da agência DPZ ao lado de José Zaragoza, Francesc Petit e Ronald Persichetti. A DPZ transformou a publicidade brasileira e se consolidou como uma das maiores e mais premiadas do país
Eleito “Publicitário do Ano” no Prêmio Colunistas, em 1969
Professor e diretor de cursos na ESPM de São Paulo
Professor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Presidiu por duas gestões a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP)
Ocupou cargos em conselhos de entidades como a Fundação Bienal de São Paulo e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Além da atuação no setor publicitário, Roberto Dualibi se destacou como escritor e palestrante, publicando diversos livros como “Criatividade e Marketing”, escrito em parceria com Simonsen Jr., “Cartas a um jovem publicitário”, lançado em 2005, e da coleção “Ideias Poderosas”, em parceria com Marina Pechlivanis.
LEIA TAMBÉM
Carne, mel, madeira, peixe e mais: as vendas brasileiras já prejudicadas por anúncio de tarifa de Trump
Acervo da imigração árabe
Na busca pela história da família Dualibi, Roberto compôs um dos mais completos acervos sobre a imigração árabe, principalmente a libanesa, pelo mundo. Sua biblioteca particular já foi consultada por pesquisadores de diversos países em busca de documentos e informações. O acervo foi doado há quatro anos, por iniciativa do publicitário, para a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo.
Ao todo, o acervo possui mais de 300 mapas e 1 mil livros. Em entrevista à TV Morena, afiliada da Globo em Mato Grosso do Sul, em setembro de 2021, ele falou sobre como aprendeu a valorizar a leitura e o conhecimento (veja vídeo no início da reportagem).
“Nós éramos sete filhos, nós tínhamos que recitar uma poesia por semana e, como campo Grande na época era uma cidade multilingue, nós falávamos português, um pouco de árabe em casa, espanhol por causa da proximidade, e ouvíamos a rádio Argentina que chegava a Campo Grande mais do que chegava a rádio Nacional do rio de janeiro. A gente partiu de um ambiente culturalmente estimulante. Nós tinhamos muitos livros em casa, tinhamos atividade artística”, relembrou à época.
O escritor e publicitário Roberto Duailibi
Divulgação/DPZ
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: