Disque 100: Campinas registra 2 denúncias de violência contra mulheres por dia


Campinas (SP) registrou, em 2024, duas denúncias de violência contra mulheres por dia através do Disque 100, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
O número de denúncias aumentou 14,5% – foram 756 em 2023, contra 866 no ano passado. Até o dia 3 de agosto de 2025, foram registradas 304 denúncias.
Entre as principais denúncias feitas este ano, estão as de caso de violência psíquica, seguidas de violência física, negligência e violência patrimonial. Confira abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Violações de direitos
Os 304 registros de violência feitos em 2025, até o momento, denunciaram 1763 violações de direitos. Isso acontece porque uma única denúncia pode conter mais de um tipo de violência cometida contra a vítima.
A maioria das denúncias realizadas relataram casos de violação à integridade da vítima, chegando a 1475, ou seja, 88,2% do total.

Entre as violações de integridade das vítimas, as principais denúncias registradas envolviam violência psíquica, com 60% dos registros, seguidas de violência física (25,9%), negligência (10,6%) e patrimonial (3,5%).

Diferenças entre os tipos de violência
A presidente da Comissão de Combate à Violência Contra Mulher da OAB Campinas, Fabia Bigarani, explica que a maioria dos casos se inciam com a violência psicológica.
“Ele isola ela dos familiares, ele isola ela do meio que ela convive, seja estudantil, seja trabalho, seja os dois. Nós temos a violência física, que normalmente é a violência mais popular”, ressalta.
Segundo Bigarani, outras formas de violência são a sexual e a patrimonial, que muitas vítimas não sabem identificar.
“Muitas mulheres acreditam que elas não sofrem violência sexual, que elas são obrigadas a praticar atividades sexuais com seus companheiros. E não, o direito da mulher dizer não é a todo e qualquer momento. E a violência patrimonial, que muitas mulheres não identificam, é quando os companheiros agressores fazem dívidas”, exemplifica.
Violência contra a mulher
G1
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.