Serra terá semáforos iluminados e avenida inteligente; entenda mudanças

Foto: Divulgação/ Prefeitura da Serra

A Serra terá mudanças no trânsito com a implementação da “avenida inteligente“. O projeto promete mais segurança e fluidez no tráfego de veículos pela Avenida Eudes Scherrer de Souza. E uma das principais novidades está nos semáforos, que terão iluminação extra. Ou seja, quando o sinal estiver vermelho, todo o braço do equipamento ficará na mesma cor, facilitando a identificação de longe ou até em imagens aéreas.

De acordo com a prefeitura, a via irá ganhar um sistema integrado de semáforos capazes de otimizar o fluxo de veículos, iluminação LED com controle de intensidade para maior segurança e eficiência energética e câmeras de monitoramento com reconhecimento facial para reforçar a segurança de pedestres.

Além disso, a avenida também terá pontos de ônibus com carregadores de celular alimentados por energia fotovoltaica, uma estação de bicicletas compartilhadas como opção de transporte sustentável e vagas exclusivas para carros elétricos com estações de recarga.

LEIA TAMBÉM:

Segundo o prefeito Weverson Meireles (PDT), a iniciativa representa esforço para a modernização e avanço da cidade, que é a mais populosa do Espírito Santo.

Seguimos em busca de avanços para que nossa cidade se torne cada vez mais moderna e inovadora. Logo, logo teremos a oportunidade de entregar ao Espírito Santo a primeira avenida 100% inteligente do nosso Estado, destacou.

O projeto começou a ser desenhado na gestão anterior. Entenda a seguir as principais inovações propostas.

Como vai funcionar os semáforos inteligentes na Serra?

Uma das principais novidades é a instalação de semáforos inteligentes, projetados para aumentar significativamente a visibilidade da sinalização.

Estes sistemas contam com sistemas luminosos auxiliares, uma reprodução ampliada da sinalização padrão instalada tanto no braço projetado quanto na coluna semafórica, complementando os grupos focais convencionais.

A tecnologia, segundo a prefeitura, expande o alcance visual da fase semafórica em até 300 metros além do padrão, contribuindo para prevenir acidentes e atropelamentos causados pelo desrespeito às leis de trânsito.

Adicionalmente, serão instaladas barras luminosas no piso, próximas ao meio-fio nas áreas de travessia de pedestres.

As barras replicam a sinalização luminosa para pedestres ao nível do chão, tornando-as facilmente visíveis mesmo para quem estiver distraído, promovendo uma travessia mais segura, especialmente para idosos e pessoas com deficiência.

Entenda novo sensor de fluxo de veículos

Nos cruzamentos estratégicos entre a Avenida Eudes Scherrer de Souza e a Avenida Norte Sul, será implementado o Sistema Adaptativo Local, que utiliza câmeras de vídeo ou sensores no asfalto para monitorar o fluxo de veículos em tempo real.

Com base nos dados coletados, o sistema ajusta automaticamente os tempos dos ciclos semafóricos (verde, amarelo e vermelho), de acordo com a demanda do tráfego.

Em situações de maior adensamento veicular, o sistema prioriza o fluxo na via mais movimentada, aumentando o tempo de verde.

Após a instalação, toda a operação será automatizada, eliminando a necessidade de intervenção manual e garantindo uma gestão de tráfego mais eficiente.

Mobilidade sustentável

A visão da primeira avenida inteligente do Espírito Santo também engloba a promoção da mobilidade sustentável, com a instalação de seis estações de bicicletas compartilhadas.

Este serviço oferecerá aos moradores e visitantes uma alternativa de locomoção prática e ecológica, facilitando o acesso aos serviços e comércios localizados ao longo da avenida.

Paralelamente, a prefeitura planeja instalar mais quatro estações na orla de Jacaraípe, expandindo a oferta de transporte limpo no município.

Infraestrutura para veículos elétricos e pontos de ônibus inteligentes

O projeto inclui ainda a instalação de três vagas de carregamento para carros elétricos, atendendo à crescente demanda por este serviço na Serra.

Além disso, os novos abrigos de pontos de ônibus serão equipados com geração de energia por placas solares fotovoltaicas e oferecerão a conveniência de carregamento de celulares via USB para os usuários do transporte público.

A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, ressalta o foco em soluções avançadas para a mobilidade urbana, visando a redução do tempo de viagem para os usuários do transporte público.

Ela também destaca a implementação de faixas de pedestres com iluminação independente em toda a extensão da via, visando aumentar a segurança dos pedestres.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.