
O turismo no Espírito Santo vem ganhando espaço e tem cada vez mais força por meio de parcerias como a do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), entre outras entidades do segmento. Do ano passado para cá, é possível observar números que demonstram o desenvolvimento do segmento no estado. Em 2024, o Sebrae/ES adotou um novo propósito de trabalho, e desde então inúmeras ações vêm sendo implantas e intensificadas em todo o Espírito Santo. Esse conjunto de iniciativas já vem se traduzindo em resultado: o estado tem quase 62 mil empresas de turismo, das quais 97,74% são pequenos negócios.

O turismo de experiência passou de 78 atrações registradas até 2024 para 179 até abril deste ano – Nesta quarta-feira (30), o Sebrae/ES reuniu jornalistas e influenciadores do turismo no evento Comunicar para Transformar para apresentar esses e outros dados, considerando 2024 como o início da pesquisa. Este ano os negócios voltados para o turismo chegaram a 61.723. Somente o CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas – de alimentação tem mais de 44 mil empreendimentos. A meta é até 2026 aumentar em 30% o total de empresas de turismo capixabas. Já o turismo de experiência passou de 78 atrações registradas até 2024 para 179 até abril deste ano. Com isso, o estado aumenta sua oferta em 129% de novas experiências.

Mais de 30 famtours e presstrips impulsionaram a visibilidade- comercialização e valorização dos destinos turísticos capixabas, e ganharam espaço em mídias nacionais, potencializando a ampliação do fluxo de visitantes. Como resultado dessas iniciativas, seis novas operadoras passaram a oferecer pacotes com o Espírito Santo desde o ano passado. O cadastro de empreendimentos turísticos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, apresentou um aumento de 28,5% durante o ano de 2024. O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, salienta a participação da instituição nesses importantes resultados. “Em 2024, foram investidos R$28.089 milhões diretamente no atendimento ao turismo, sendo R$16.389 milhões provenientes de recursos exclusivos do Sebrae/ES. Outros R$11.700 milhões foram viabilizados por meio de parcerias estratégicas, ampliando o alcance das ações e fortalecendo a estruturação do setor”. Rigo adianta ainda que o Sebrae/ES traz novas estratégias para 2025, com foco em direcionar esforços para territórios prioritários.

Territórios prioritários – Na lista dos territórios prioritários da nova estratégia para este ano estão: a Rota Quilombola, em São Mateus e Conceição da Barra; a região do Grande Buda, em Ibiraçu; Lajinha, em Pancas; Polo Cervejeiro e Araçatiba, em Viana; Pindobas, em Venda Nova do Imigrante; Araguaia, em Marechal Floriano; a Rota da Ferradura, em Guarapari; e os 7 Cumes, no Caparaó. “Vamos reposicionar alguns territórios como referências turísticas. A escolha desses territórios é fruto de um trabalho meticuloso com todas as regionais do Sebrae/ES no estado. Continuaremos trabalhando em todos os territórios, mas entendemos que é preciso focar em lugares potenciais para ter ainda mais êxito nessas ações. Mais do que uma diretriz institucional, nosso propósito representa um compromisso real com as pessoas, os negócios e os municípios que fazem do Espírito Santo um estado dinâmico e repleto de oportunidades”, afirma Rigo.

Orientar as ações em cada território – o Sebrae/ES considera o estágio de maturidade turística das regiões. Nos locais onde o turismo ainda é incipiente, o foco está na sensibilização e no fortalecimento da governança local. Já em destinos com maior potencial ou atividade consolidada, os esforços se concentram na melhoria de infraestrutura, no acesso a mercados e no desenvolvimento de negócios, criando um ecossistema integrado e competitivo. A governança local, composta por representantes do setor público, privado e terceiro setor, é um dos pilares dessa estratégia. Ao longo de 2024, o Sebrae/ES também priorizou o fortalecimento dessas parcerias, garantindo que as ações sejam sustentáveis, equilibradas e alinhadas às necessidades de cada território.

Fortalecimento turístico – Em 2024, o Sebrae/ES avançou no fortalecimento do setor turístico do Espírito Santo, alcançando 19.261 empresas — o equivalente a 33,8% dos negócios do estado enquadrados na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) ligadas ao turismo. Essa presença expressiva reflete o foco na valorização das economias regionais e no apoio estratégico às vocações locais. Por meio de iniciativas que atendem às demandas locais, a instituição fortalece a sustentabilidade dos negócios turísticos, promovendo o crescimento alinhado às características de cada território.

A meta para novos produtos turísticos de experiência – é alcançar 500 experiências turísticas até novembro de 2026, com o objetivo de chegar a 179 empresas com experiências formatadas até o ano de 2025. Além disso, há uma proposta para que a variação do número de novas empresas de atividades turísticas no estado seja ≥ 30% acima da variação geral de empresas no Espírito Santo, conforme dados da Receita Federal de 24 de abril de 2025. Já no desempenho do turismo, destaque para o faturamento no Espírito Santo em janeiro de 2025, que apresentou um crescimento de 11,8% em relação a 2024.

Em termos de posição nacional, o estado ocupa o segundo lugar, com um diferencial de apenas 0,1% em relação ao primeiro colocado, Goiás, segundo dados da FecomercioSP, com base na Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo IBGE. Por fim, a meta para governanças fortalecidas é atingir 100% das governanças com pontuação acima de 9 até novembro de 2026. Para isso, estão sendo aplicados diagnósticos de maturidade nas governanças municipais, regionais e estaduais. Para finalizar, o Grande Buda, em Ibiraçu, é um dos territórios que fazem parte da estratégia 2025 do Sebrae/ES.

Coletiva de apresentação da Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – O Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac reúne jornalistas para apresentação, em primeira mão, detalhes da Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Espírito Santo, evento inédito e que ocorrerá simultaneamente em todas as capitais do Brasil. Idealizada pela CNC – Confederação Nacional do Comércio, a Semana S será realizada entre os dias 10 e 17 de maio e vai contar com palestras para empresários sobre inovação, mutirão de serviços gratuitos, qualificação profissional para a população, excitação para crianças e shows nacionais e regionais. A coletiva será hoje, dia 6 de maio, às 11h30 , no auditório da Fecomércio-ES, em Santa Lúcia, Vitória. Detalhes na próxima edição.

Banestes Seguros reforça compromisso com trânsito seguro no ‘Maio Amarelo’ – Em sintonia com o movimento nacional “Maio Amarelo”, a Banestes Seguros intensifica suas ações de conscientização para um trânsito mais seguro no Espírito Santo. A campanha utiliza o slogan da seguradora, “Vem para a Banestes Seguros e vai tranquilo”, para engajar a sociedade na reflexão sobre o papel individual na construção de um ambiente viário mais seguro e humano. A seguradora inicia, nesta segunda-feira (05), a veiculação de comerciais na televisão e spots em rádios, além de promover uma forte presença nas redes sociais e em painéis de LED espalhados pela Grande Vitória. Como símbolo visual desse compromisso, a fachada do prédio da seguradora já exibe um laço amarelo e uma iluminação especial na cor da campanha, reforçando a mensagem durante todo o mês.

Vem para a Banestes Seguros e vai tranquilo – A escolha da cor amarela, que remete à atenção nos semáforos e placas de advertência, é estratégica. O objetivo é disseminar mensagens claras sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito, manter a atenção ao volante e, acima de tudo, valorizar a vida. “Muitos acidentes poderiam ser evitados com atitudes mais responsáveis e empáticas de motoristas, ciclistas e pedestres. Fizemos uma camisa especialmente para os colaboradores utilizarem durante dias específicos, como forma de lembrar da importância do ‘Maio Amarelo’”, enfatizou o diretor-presidente da Banestes Seguros, Carlos Roberto Rafael.

A urgência da campanha se revela nos dados alarmantes sobre a violência no trânsito – O Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de mortes por acidentes, tendo a desatenção como um dos principais fatores. No Espírito Santo, o ano de 2024 registrou um alto índice de fatalidades, com 643 vidas perdidas em sinistros entre janeiro e agosto, conforme dados do Observatório da Segurança Pública do Estado. Para o diretor-presidente da Banestes Seguros, a participação ativa no “Maio Amarelo” reflete o compromisso da empresa com a comunidade capixaba. “Entendemos que a segurança no trânsito é uma responsabilidade coletiva. Nossa missão vai além da proteção financeira; atuamos na prevenção, alertando a população sobre os perigos e a importância de atitudes responsáveis”, afirmou.

A Banestes Seguros aposta na informação como agente de transformação – A campanha ressalta que cada ação no trânsito tem um impacto significativo, e a imprudência pode ter consequências trágicas. “Acreditamos que, por meio da informação, da conscientização e do engajamento de todos, podemos construir um trânsito mais seguro, reduzindo perdas e promovendo o respeito à vida. Preservá-la é um dever de todos e o ‘Maio Amarelo’ nos recorda constantemente dessa responsabilidade”, completou Carlos Rafael.

Sadia traz Rebeca Andrade e sua mãe em nova campanha para celebrar Dia das Mães – A Sadia lança uma nova campanha de Dia das Mães estrelada por sua embaixadora de marca, Rebeca Andrade, e sua mãe, Rosa Santos, para contar um pouco da história inspiradora da mulher que criou oito filhos, sendo uma delas a maior medalhista olímpica do Brasil. Fazendo conexão com a categoria Solo da ginástica, Sadia aborda o tema ‘A solidão de ser mãe’ na produção, além de promover seu portfólio de produtos da Linha Fácil, que vai do freezer ao forno, proporcionando mais praticidade e sabor no preparo das refeições. A divulgação está sendo feita na TV aberta e mídias digitais.

Para um filho, toda mãe é ouro – “Em meio a tantas alegrias, a maternidade também traz desafios e sentimentos muito particulares que precisam ser endereçados para que as pessoas saibam que não estão sozinhas nessa jornada. A solidão é um desses sentimentos e faz parte da experiência de muitas mães, sejam elas solo ou não. Optamos por retratar este tema na nova campanha por meio de uma história genuína, com uma família real, que traz representatividade para esta questão sensível, com o intuito de criar identificação por meio de um relato emocionante da mãe da Rebeca. Sob o mote ‘Para um filho, toda mãe é ouro’, a campanha valoriza o papel das mães, mostrando que são fundamentais na vida de seus filhos e merecem ser homenageadas. A frase também faz um paralelo com a nossa campeã brasileira”, explica Luciana Bülau, gerente executiva de Marketing da Sadia.

Produtos promovidos – Ao todo, Sadia dedica cinco filmes publicitários ao Dia das Mães. A produção principal concentra a mensagem emocional da campanha, enquanto os outros filmes e mídias digitais promovem a linha de proteínas Assa Fácil, que é prática e vai do freezer direto ao forno, com cortes suínos e de aves que são macios e suculentos, e que já vêm pré-temperados. “Com a Linha Fácil, a ideia é que as famílias possam curtir o Dia das Mães e deixar o trabalho do preparo do almoço com a Sadia. Queremos reforçar o posicionamento da marca como parceira dos brasileiros em todos os momentos, entregando sabor e praticidade no preparo de refeições do dia a dia aos mais especiais”, complementa Bülau.

A Sadia também explora a data comemorativa com nove receitas exclusivas da Linha Fácil – Entre as opções de cortes disponíveis dentro do portfólio, estão: Pernil, Picanha, Lombo, Costela Suína, Frango Inteiro, Filé de Peito, Sobrecoxas e Coxa. Sadia promove principalmente os cortes Sobrecoxa e Coxa de Frango, produtos heroes da campanha. A Sadia também explora a data comemorativa com nove receitas exclusivas da Linha Fácil em seu chatbot no WhatsApp, o Sadi.a., que, com o conceito de “Inteligência Amorosa”, associa tecnologia a valorização das relações humanas na alimentação. Ainda dentro da ferramenta, entre os dias 28/04 e11/05, acontecerá uma ação especial em que os usuários poderão compartilhar fotos com suas mães e, por meio da tecnologia, será gerada uma arte personalizada remetendo a campanha.

Criada pela agência Africa Creative – o filme principal é narrado por Rosa Santos. “Muitas mães enfrentam barreiras e a sobrecarga, sendo constantemente desafiadas a equilibrar tudo sozinha. Dona Rosa criou oito filhos e, a ginástica, assim como a maternidade, é um palco onde muitas vezes estamos sozinhas. Essa campanha é uma homenagem a todas as mães que, assim como a Dona Rosa, merecem ser aplaudidas por sua força e coragem”, afirma Ana Kuroki, CSO da Africa Creative. A campanha está sendo divulgada nacionalmente por meio de filmes publicitários de 60″, 30″, 15″ e curtos de 10″ e 5″. Para a TV aberta, a produção principal de 60” foi ao ar no último domingo (27), também com reverberação no digital.
Além de endossar o amplo portfólio da Linha Fácil Sadia – as peças publicitárias trazem a presença do Lek Trek, mascote da Sadia, que também está presente nas embalagens dos produtos, e a assinatura “Dia das Mães Pede Sadia”, uma variação do slogan “Seu Dia Pede Sadia”, lançado como parte do reposicionamento da marca em 2023 para reiterar sua parceria com os consumidores em todos os momentos. A campanha contempla ainda mídia exterior (OOH), como relógios de rua, abrigos de ônibus e telas digitais nas principais estações de metrô e trem de São Paulo.
Filme
FICHA TÉCNICA
Título: Campanha Mães
Agência: Africa Creative
Anunciante: BRF
Produto: Sadia
CCO: Sergio Gordilho
CEO: Márcio Santoro
Co-CCO: Mariana Sá
ECD: Rodrigo Barbosa
Diretor de Criação: Rafael Carvalho
Criação: Felipe Previtali, Junior Margarido, Julio Rodrigues, Pedro Nunes, Brenda Maranhão e Amanda Marra
Co-COO Renato Broggin
Atendimento: Michelle Zeger, Maria Gabriela, Victor Caldeira, Juliana Pereira e Gustavo Andreta
VP de Mídia: Pedro Eustachio
Mídia: Patricia Russo, Rafaela Mourão, Matheus Francisco, Kelly Macedo e Larissa Garcia
CSO: Ana Kuroki
Head de Planejamento: Luciana L. Mussato
Planejamento: Carol Kirsch e Juan Felipe Cruz
Business Inteligence: Bruna David
VP de Conteúdo: Patricia Colombo
Head de conteúdo: Aline Botelho
Conteúdo: Deyse Albiach, Barbara Marostica e Lucas Cauzzo
Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Mariana Hermeto Reis, Felipe Lopes
Produtora Imagem: DLKTSN
Direção: Lua Voigt
Diretor de Fotografia: Will Etchebehere & Fe Oliveira
Diretora Executiva: Luciana Mattar
Produtora Executiva: Grayce Felix e Juliana Lutterbach
Head of New Business: Luisa Vissotto
Assistente de New Business/Line Producer: Camilla Nucitelli
Coordenadora de Produção: Adriana Nobrega
Assistente de Coordenação: Drielle Paiva
Secretária de Produção: Ana Paula Bento e Raissa Gonçalves
Assistência Criativa: Dario Caregaro, Cauê Teles e Camy Eiró
1º Assistente de Direção: Juliana Antich
2º Assistente de Direção: Isaque Reis
Diretor de Produção: Agnaldo Melo (Latino)
Produtora: Ariane Manécolo & Lu Barcellos
Diretor de arte: Miwa Shimosakai
Figurino: Eliza Matta
Maquiadora: Mima Mizukami
Coordenação de Pós Produção SpaceGorilla: André Maluly
Assist. Coordenação de Pós Produção SpaceGorilla: Leo Vitorelli
Pós Produtora: AIR Átomo
Atendimento: Rafaela Coelho
Coordenação de Pós Produção: Gustavo Moreti
Assistente de Coordenação: Stephany Almeida
3D: Bruno Camiza
Composição: Caio Montanari e Caio Souza
Track e Composição: Rafael Carvalho e Rogério Alves
Finalizador: Rafael Bozzi
Montador: Lorrana Souto
Color: Cora Post
Produtora de Som: Satélite Áudio
Direção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi e Kito Siqueira
Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin e Karen Nakamura
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro Pelotas, Aloizio Lows e Luna França
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban Romero
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli
Locutora: Graça Cunha
BRF
Aprovação/Cliente: Marcel Sacco, Luiz Franco, Luciana Bulau, Stephanie Jud, Beatriz Senosien, Debora Vicente
Mídia: Sharon Harrison, Ana Alencar e Vivian Costa

Sportingbet conecta apostas esportivas à adrenalina do esporte : A Emoção Não Tem Replay – A Sportingbet, uma das maiores plataformas de apostas esportivas do mundo, estreia uma campanha emocionalmente poderosa com os sentimentos do apostador no centro da narrativa, tendo por objetivo traduzir o que a marca representa no Brasil: emoção, tração e uma conexão básica com o torcedor. Desenvolvida pela agência DPZ com foco em branding e conexão emocional, a campanha ganha vida em um filme de forte impacto visual e narrativo, que coloca o apostador no centro da experiência esportiva. Não mais um simples espectador, mas sim o protagonista de sua própria jornada — tão intensa, exigente e emotiva quanto a de um atleta em campo.

A imagens de surfistas encarando as imponentes ondas gigantes de Nazaré – Produzido pela Mercuria, o filme foi gravado ao longo de duas diárias intensas, com cenas originais de futebol, basquete e tênis. A produção também conta com uma curadoria de imagens de banco, incluindo materiais exclusivos de eventos como a Libertadores e a NBA — um trabalho cuidadoso de pesquisa que reforça a melhoria da narrativa. Cenas reais de jogos da Libertadores, NBA e Palmeiras — patrocinadas pela Sportingbet — se misturam a imagens de surfistas encarando as imponentes ondas gigantes de Nazaré, famosas por serem algumas das maiores do mundo, por exemplo, numa ode à coragem e ao envolvimento de quem vive cada lance ao máximo. A locução, assinada por Falcão, potencializa o tom dramático do filme e funciona como um verdadeiro manifesto. É a voz de quem já foi desacreditado, mas segue firme, com paixão, estudo e dedicação.

Uma figura que enfrenta dúvidas externas, mas vive intensamente a cada momento – como se estivesse dentro do jogo. A peça mistura três perspectivas entrelaçadas: apostador, atleta e espectador. O resultado é um filme metafórico e sensorial que transita entre o marco das jogadas épicas e os micro dos detalhes emocionais: o olhar, o suor, a lágrima. Uma linguagem visual cinematográfica que traduz o envolvimento total com o esporte. Mais do que uma campanha de produto, trata-se de uma ação de posicionamento. Um desabafo de quem vive o esporte como missão, e não como passatempo. Com essa iniciativa, a Sportingbet se aproxima ainda mais de sua audiência e abre espaço para uma nova representação do apostador no imaginário esportivo e cultural: alguém que sente, que estuda, que vive.

Confira o filme:
FICHA TÉCNICA – A Emoção Não tem Replay
Título: Emoções
Cliente: Sportingbet
Produto : Institucional
Agência DPZ
CEO: Benjamin Yung Jr.
VP de Criação : Fabio Mozeli
Diretores de Criação : Danilo Dualiby e Douglas Reis
Criação: Paula Picin, Luan Pereira, Eduardo Chaves, Rodolfo Krupka e Rodrigo Camargo
COO: Flávia Côrtes
Negócios & Gestão de Projetos: Felipe Soalheiro, Fernanda Widonsck e Zaira Marconi
Mídia: Luca Lima, Gustavo Ono, Rafael Santos, Daniela Garcia, Victoria Canedo e Guilherme Leão
BI e Consumer Insights: Erica Nakamura, Fabiola Negrucci, Nico Castro, Amanda Perrone e Deborah Santana
Heads de Estratégia: Fernanda Miné e Maria Claudia Conde
Estratégia: Gabriela Bueno e Gabriel Andrade
Diretora de Data Insight: Chris Toledo
Diretora de Produção Integrada: Paula Alimonda
Produção Integrada: Felipe Telles, Bruno Chaves, Natasha Fogasça e Pâmela Verissimo.
PR: Paula Ganem, Rejane Romano, João Paulo Freire e Samara Oliveira
Aprovação pelo cliente: António Forjaz, Dimitri Araújo, Diego Tagliaferro.
Produtora de Imagem: Mercuria
Direção: Squarehead
Direção de Fotografia: Juliano Lopes
Direção de Arte: Vicente Saldanha
Diretora Executiva: Marcella Féo
Produção Executiva: Tico Cruz
Assistente de Produção Executiva: Bárbara Matsuda / Cauê Mesquita
Coordenação de Produção: Juliana Salviano
Assistente de Coordenação: Ana Ocampos
1º Assistente de Direção: Marina Conde
2º Assistente de Direção: Isabella Fisch
Direção de Produção: Felipe Rayol
Figurino: Guga Saraiva
Maquiagem: Mima Mizukami
Fotógrafo Still: Tinho Sousa
Finalização: Trooppost
Montagem: Squarehead
Coordenação de pós-produção: Daniel Amaro
Classificação de cores: Acauan Pastore
PÓS-PRODUTORA: Warriors VFX
Produtor Executivo: Adriano Costa
Produtor: André Baltrusaitis
Artistas VFX: Daniel Soci / Pepeu Sorrentino
Moção: Nilson Venâncio
Supervisor 3D: Daniel Soci / Filipe Ferrarezi
Artista 3D: Bruno Wotroba
Produtora de Som: Mugshot
Direção Musical: Arthur Abrami e Maurício Herszkowicz
Produção Musical: Arthur Abrami, Josh Eduardo, Maurício Herszkowicz e Mister Maguila
Produção Executiva: Gilvana Viana
Atendimento: Maitê Magoga e Marcelo Amaral
Finalização: Fernanda Galetti e Leandro Rodrigo
Contratação Artística: Platinum Brasil