Um estudo publicado pela PwC revela que a Inteligência Artificial tem o potencial de adicionar ao PIB do Brasil até 13 pontos percentuais ao longo da próxima década. Globalmente, esse incremento pode chegar a 15 pontos – o que representaria o acréscimo de mais de um ponto percentual às taxas de crescimento anuais, algo comparável ao ocorrido com o processo de industrialização do século 19.
O relatório da PwC, Value in Motion, é baseado em análise de cenários por meio de dados segundo os quais esse crescimento adicional resultante da IA não é garantido e depende de muito mais que seu sucesso técnico: a implementação responsável, uma governança clara e a capacidade de conquistar a confiança da sociedade e das organizações são elementos essenciais.
O estudo conclui que uma rápida reconfiguração da economia já está em andamento. Segundo a análise da PwC, a pressão para que as empresas se reinventem está em seu nível mais elevado dos últimos 25 anos, em 17 de 22 setores econômicos globais. O estudo identificou US$ 7,1 trilhões em receitas que podem ser transferidas entre empresas apenas em 2025, antes mesmo dos impactos do recente aumento global de tarifas. No Brasil, o valor neste ano é de US$ 130 bilhões.
Na próxima década, as diversas indústrias vão se reconfigurar para atender às necessidades da humanidade, levando à formação do que a PwC chama de “domínios” que expressam o novo desenho das fronteiras setoriais. Por exemplo, o avanço dos veículos elétricos está trazendo fornecedores de energia elétrica, fabricantes de baterias, empresas de tecnologia e outros players para o domínio da mobilidade, permitindo que criem valor ao lado dos fabricantes de automóveis.
“À medida que a estrutura da economia se transforma, o valor virá cada vez mais de organizações que conseguirem conectar os pontos através das fronteiras dos setores tradicionais. Ao se concentrar na constante evolução das necessidades dos clientes e na adoção da tecnologia para transformar dramaticamente o modo como suas empresas operam, os líderes empresariais poderão estabelecer um novo patamar para o crescimento de seus negócios”, diz o CEO da PwC Brasil, Marco Castro.
De acordo com o estudo, sem uma implementação responsável da IA e sem a confiança do mercado e sociedade em sua adoção, o potencial de crescimento extra se reduziria a apenas 1 ponto percentual; um cenário intermediário situaria esta projeção em 8 pontos percentuais, onde uma menor confiança com colaboração reduzida estaria presente. No Brasil, esses impactos seriam de 0,6% e 6,5%, respectivamente.
Impacto climático
Em sua análise, a PwC mostra que, enquanto a IA está posicionada para acelerar o crescimento, os custos dos riscos climáticos físicos vão impor restrições econômicas. A modelagem econômica da PwC indica que os riscos climáticos físicos podem reduzir o tamanho da economia global em 7% até 2035.
É esperado que a adoção da IA ampliará o consumo de energia por data centers de maneira relevante. No entanto, um uso modesto de IA para promover eficiência energética poderia compensar esse aumento. A PwC estima que o uso de energia e o impacto das emissões resultantes da IA seriam neutros se cada ponto percentual adicional de uso de IA levasse a inovações que reduzissem a intensidade energética em apenas 0,1%.
PwC continua a evoluir para ajudar os clientes a gerar e proteger o valor
Enquanto a tecnologia e outras megatendências continuam a transformar a economia, a PwC anuncia uma série de iniciativas que está adotando para apoiar seus clientes para extrair todo o valor da adoção da IA no ambiente de negócios em grande escala, entre elas:
- Agente OS da PwC: permite uma mudança estrutural no modo como as empresas podem orquestrar a IA em grande escala, conectando harmoniosamente e escalando agentes inteligentes em fluxos de trabalho até 10 vezes mais rápido do que em métodos tradicionais. Além desta oferta aos clientes, a firma reforça seu uso em seus próprios processos, com centenas de agentes de IA implementados para tarefas específicas integradas a fluxos de trabalho a fim de ganhar produtividade em serviços de assessoria tributária, asseguração e consultoria aos clientes.
- Expertise em IA: a cada mês, dezenas de milhares de profissionais da PwC participam de programas de treinamento atualizados constantemente através da Network AI Academy. Já participaram de treinamentos estruturados de IA quase 300 mil sócios e outros profissionais da PwC.
- Novas alianças em tecnologia: desde o início de dezembro de 2024, a PwC anunciou novas colaborações com parceiros já existentes: AWS, Google Cloud, Microsoft e Oracle. Isso amplia o extenso conjunto de atividades da PwC por meio de alianças, o que inclui também Adobe, Anthropic, Guidewire, OpenAI, SAP, Salesforce e Workday, entre outros.
A PwC também está ampliando sua capacidade de traduzir insights específicos de indústrias para impacto real no modelo de negócios dos seus clientes, inclusive com o lançamento de uma nova versão do ChatPwC, ferramenta de inteligência artificial generativa reconhecida pelo CIO 100 Award que agora inclui uma gama mais ampla de dados, metodologias e pesquisas proprietárias, para oferecer às equipes de seus clientes acesso aos melhores insights da PwC.
O Value in Motion e outras pesquisas proprietárias são traduzidas para a realidade pelo Industry Edge – portfólio da PwC que suporta os insights sobre indústrias com o apoio de modelos de negócio, processos, tecnologia e modelos de dados, e aceleradores de IA para entregar transformação específica por setores.
Uma nova plataforma inteligente de treinamento foi implantada na PwC globalmente. Ela combina um conjunto de habilidades, recomendações de aprendizado alimentado por IA e orientações para conversação a fim de constituir uma experiência de desenvolvimento única e personalizada.
A PwC anunciou ainda a atualização de sua identidade de marca e comunicação visual e verbal para melhor refletir o papel que desempenha para seus clientes: trazer expertise e tecnologia para ajudá-los a construir, sustentar e acelerar o “momentum” para avançar. As mudanças na identidade visual da PwC incluem novas imagens e um logotipo atualizado com um novo elemento gráfico acima do nome da firma representando esse “momentum”, que ilustra como a PwC é a solução para o avanço de seus clientes.
“Durante 175 anos, a PwC esteve em constante evolução, para que pudéssemos oferecer as capacidades de que nossos clientes precisavam. Evoluindo em nossas capacidades e no perfil de quem somos como negócio, não resta dúvida de que estamos firmemente posicionados para gerar valor, construir confiança e encarar o futuro com otimismo. Ao completarmos 110 anos de Brasil em 2025, nos alinhamos a esse espírito de evolução que sempre permeou tudo o que fazemos localmente, sempre com o único objetivo de nos mantermos relevantes para nossos clientes e para a sociedade em que vivemos em todos os momentos da história”, complementa Marco Castro.