HMS Prince of Wales e ITS Cavour lideram exercício naval conjunto no Mediterrâneo

As marinhas do Reino Unido e da Itália uniram forças numa demonstração significativa de interoperabilidade e poder naval durante o exercício “Med Strike”, que decorreu de 5 a 11 de maio nas águas do Mar Jónico, entre a Sicília e Taranto.

O exercício envolveu dois grupos de ataque de porta-aviões: o britânico, liderado pelo HMS Prince of Wales, e o italiano, comandado pelo ITS Cavour. Participaram mais de 8.000 militares, 21 navios de guerra, três submarinos, 41 caças, 19 helicópteros e 10 aeronaves de patrulha marítima, provenientes de nações aliadas da NATO, incluindo Canadá, França, Noruega, Portugal, Espanha, Turquia e Estados Unidos.guerra anti-submarina, defesa aérea e operações conjuntas de ataque.

Uma das atividades de destaque foi o “cross-decking”, onde caças F-35B Lightning II italianos aterraram e operaram a partir do HMS Prince of Wales, enquanto aeronaves britânicas fizeram o mesmo no ITS Cavour. Esta prática reforça a interoperabilidade entre as forças aéreas navais das duas nações.

O exercício “Med Strike” faz parte da “Operation Highmast”, uma missão de oito meses do Reino Unido que visa reforçar a presença naval britânica no Indo-Pacífico. Após as manobras no Mediterrâneo, o grupo de ataque britânico seguirá para o Mar Vermelho e, posteriormente, para o Oceano Índico, participando em exercícios com parceiros como Japão, Índia, Singapura e Austrália.

Commodore James Blackmore, comandante do grupo de ataque britânico, destacou a importância estratégica do exercício: “Este é um momento crucial na nossa missão global, testando as nossas capacidades ao lado de aliados da NATO numa região vital para a segurança do Reino Unido.”

Vice-Almirante Aurelio De Carolis, Comandante em Chefe da Frota da Marinha Italiana

O post HMS Prince of Wales e ITS Cavour lideram exercício naval conjunto no Mediterrâneo apareceu primeiro em Poder Naval.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.