IPEV e EsqdHS-1 unem forças para garantir operação segura do helicóptero SH-16 Seahawk em navios da classe Tamandaré

No período de 22 a 25 de abril, o 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) realizou, em parceria com o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), da Força Aérea Brasileira, a instrumentação inicial da aeronave SH-16 Seahawk N-3035.

A primeira etapa consistiu na identificação dos principais pontos de retirada de sinais analógicos e digitais dos instrumentos da aeronave, viabilizando a coleta de dados fundamentais para futuras campanhas de ensaio em voo. O trabalho marca um avanço importante nos estudos que envolvem o emprego seguro e eficiente do SH-16 a bordo das futuras Fragatas Classe Tamandaré.

A instrumentação representa o primeiro passo de um processo técnico e meticuloso que culminará na confecção do envelope de vento para operações de pouso e decolagem do Seahawk nessas novas plataformas navais. O envelope é essencial para garantir que os limites de operação da aeronave em relação aos ventos relativos sejam conhecidos e respeitados, preservando a segurança de voo e otimizando a capacidade de emprego do vetor embarcado.
Além do aspecto técnico, o trabalho conjunto entre a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira, por meio da atuação direta dos militares do IPEV, reforça a importância da sinergia entre as Forças Armadas na busca por soluções operacionais de alta complexidade.

A integração de conhecimentos e capacidades específicas permitiu um avanço concreto em direção à plena operacionalidade das Fragatas Classe Tamandaré com as aeronaves deste Esquadrão, unindo importantes meios navais e aéreos em prol da manutenção da soberania do Brasil.

Concepção em 3D da fragata Tamandaré

FONTE: Comando da Força Aeronaval

O post IPEV e EsqdHS-1 unem forças para garantir operação segura do helicóptero SH-16 Seahawk em navios da classe Tamandaré apareceu primeiro em Poder Naval.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.