Na manhã deste sábado (5), 23 embarcações participaram do tradicional arrasto simbólico de camarão, em Balneário Camboriú. A ação integra a programação da 36ª Festa dos Pescadores e resultou na captura de cerca de 65 quilos de camarão sete barbas.
Os barcos zarparam do Rio Camboriú por volta das 8h em direção ao mar, onde foi realizado o arrastão. O pescador Wagner Maria de Jesus, morador do Bairro da Barra, reforçou a importância do ato:
“Para mim, o arrasto é o momento mais importante da festa. É um ato que demonstra a união dos pescadores e reforça nossa luta diária”. Ele participa todos os anos e destacou: “Nasci e cresci no meio da pesca. É uma tradição que já vem dos meus avós”.
O também pescador Oziel Ramos da Silva recordou que acompanha a tradição desde jovem.
“Desde criança, eu já acompanhava meus pais, que eram pescadores. É uma paixão que está no sangue e o arrastão é uma grande celebração. É muito legal participar”, afirmou.
Segundo o presidente da Colônia de Pescadores Z-7, Valdelir Manoel da Silva, o camarão pescado é doado à entidade.
“Nós limpamos e vendemos o camarão, como forma de arrecadar fundos para a manutenção da Colônia”, explicou. Os pescadores que participaram recebem brindes por meio de sorteios.
“Todos ganham alguma coisa”, completou. A entrega dos prêmios será neste domingo (6), por volta das 17h, durante a festa.
O diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder, ressaltou a relevância da pesca artesanal na cidade. “Diversas famílias de Balneário Camboriú vivem da renda desta pesca. O tradicional arrasto é uma forma de ressaltar esse patrimônio cultural e valorizar o trabalho destes pescadores”, destacou.
A 36ª Festa dos Pescadores começou na sexta-feira (4) e segue até domingo (6), na Praça do Pescador, no Bairro da Barra. A edição celebra os 61 anos de Balneário Camboriú e os 100 anos da Colônia de Pescadores Z-7. A programação conta com atrações musicais, participação de artesãos e feirantes locais.
Alterações no trânsito
Durante o evento, o trânsito sofreu alterações. Quem trafega pela Rua José Francisco Vitor, sentido Passarela da Barra, deve acessar a Rua Emanoel Pereira, seguindo pela Rua Antônio Domingos da Silva. Os desvios estão sinalizados e monitorados. O trânsito volta ao normal na segunda-feira (7).
Programação musical
Sábado (5):
12h – Projeto + Música
14h – Alessandra Cipriane
15h – Alef Rová
16h – DJ Guesser
18h – Galera do Flashback
19h – Zanon Brothers
20h – André Luiz
22h – Luciano Guarise
Domingo (6):
11h – Início
12h – Rn Grupo Musical
14h – Maison Freitas
15h – DJ Guesser
17h – Premiação da Colônia de Pescadores
18h – Grupo Balanejo
O post Balneário Camboriú tem arrasto simbólico com 23 embarcações e 65 kg de camarão apareceu primeiro em BC Notícias.