
Conhecido pelo trabalho com as tesouras, mas, também, pela transformação social, Alef Faria, de Itapetininga (SP), é profissional na área da beleza há 12 anos e viajou para o exterior pela primeira vez. Cabeleireiro de Itapetininga (SP) é homenageado e premiado em Paris
Alef Faria/Arquivo pessoal
Conhecido pelo trabalho com as tesouras, mas, também, pela transformação social, o cabeleireiro Alef Faria, de Itapetininga (SP), foi homenageado em Paris, na França, por ser um profissional de destaque no Brasil. A seleção demandou diversos certificados profissionais e publicações nas redes sociais sobre seu desempenho.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Em 2022, Alef viralizou nas redes sociais ao realizar um “dia da beleza” com catadoras de materiais recicláveis da cidade.
Há 12 anos na área da beleza, ele considera o prêmio como um reconhecimento de seu trabalho. Conforme Alef, ele descobriu 15 dias antes que estava participando dessa homenagem, e não imaginava que seu trabalho seria contemplado ou que a trajetória havia agradado a seleção da premiação.
“Foi tudo muito rápido. Assim que eu descobri, já tive que me organizar no salão, com as minhas clientes. Eu chorei bastante quando descobri, porque era um sonho”, diz.
Foi a primeira vez que o cabeleireiro viajou para o exterior. Um momento inesquecível e que ele não imaginava estar acontecendo. “Estar lá foi a realização de um sonho. Eu recebi uma tesoura de ouro e uma mão de ouro por excelência dos nossos produtos. Chorei como um sentimento de gratidão”, conta.
Alef Faria, de Itapetininga (SP), recebeu dois prêmios e foi homenageado em Paris
Alef Faria/Arquivo pessoal
O cabeleireiro destaca que seu ponto forte são mechas, alisamentos e coloração de cabelos loiros. Pensando nisso, Alef lançou uma linha de cosméticos para quem tem química no cabelo. Ele ajudou a formular os produtos e, conjuntamente de uma química, indica como deseja o resultado dos cosméticos.
Quando as clientes descobriram que Alef ganhou um prêmio internacional, elas lotaram suas redes sociais com mensagens carinhosas. “Eu amo mexer com beleza, devolver a autoestima. Muitas clientes entram aqui de um jeito, aí saem felizes e realizadas com a autoestima. Eu amo o que eu faço, não me vejo fazendo outra coisa.”
Alef destaca, ainda, que busca desconstruir a ideia de que os cabeleireiros são pessoas que não buscaram outras profissões ou “não deram certo na vida”. Ele conta que tem mais de 72 certificados na área de beleza e cosméticos, e reforça que todos os outros profissionais precisam buscar se atualizar.
Alef Faria também recebeu um prêmio por ser considerado um profissional de destaque em Itapetininga (SP)
Alef Faria/Arquivo pessoal
💄 Transformação social
Cabeleireiro viraliza na web ao criar ‘dia de beleza’ com catadoras de recicláveis em Itapetininga
Alef Faria/Arquivo pessoal
Entre pincéis de maquiagem e secadores de cabelo, Alef viu a oportunidade de transformar e aumentar a autoestima das mulheres que atuam como catadoras de materiais recicláveis em Itapetininga. Em 2022, ele viralizou nas redes sociais ao realizar “um dia da beleza” com essas profissionais.
As imagens registram mulheres transformadas depois de uma repaginada no visual. Assim, acabaram redescobrindo e renovando sua autoestima.
Outra iniciativa nessa linha foi uma transformação que fez com um casal que morava na rua. Ele conseguiu que os dois fossem para uma clínica de recuperação.
“Eles estavam na rua, não queriam ajuda de jeito nenhum, mas, quando a gente fez a transformação, eles se olharam no espelho e falaram: ‘A gente quer ajuda’. Aí eu postei, e deu uma repercussão muito grande.”
Cabeleireiro viraliza na web ao criar ‘dia de beleza’ com catadoras de recicláveis
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro e Eric Mantuan
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM