Vida Loka X Marcola: entenda áudios de líderes do PCC que explicam racha na facção criminosa


‘Excluímos Marcola do mundo do crime’, diz líder do PCC Vida Loka, após o nº1 da facção ser acusado de contar quem matou o policial Alex Belarmino
Abel Pacheco, conhecido como Vida Loka, um criminoso com longo histórico no Primeiro Comando da Capital (PCC), acusa Marcola – nº 1 da facção – de ter entregado Roberto Soriano, o Tiriça, outro nome de peso no grupo, à polícia – e, por isso, “o excluiria” do mundo do crime.
Este fato está no centro de uma briga silenciosa, travada nos bastidores, está rachando PCC, a facção criminosa que nasceu em presídios paulistas e ganhou dimensão internacional. O Fantástico divulgou áudios que indicam este racha (VEJA O VÍDEO ACIMA).
A reação de Vida Loka ocorreu após ele ouvir uma gravação de uma conversa de Marcola com o chefe de segurança do Presídio Federal de Porto Velho, em 2022, na qual Marcola dá a entender que Tiriça seria o responsável pelas mortes de funcionários penais federais.
“O crime de São Paulo não merecia passar por essa vergonha”.
Reprodução/TV Globo
“O mundo do crime tem sua ética. Nós excluímos Marcola do mundo do crime. O crime de São Paulo não merecia passar por essa vergonha”, declarou então o líder do PCC.
📌 O confronto foi exposto publicamente no início de junho, durante o júri em que Tiriça esteve no banco dos réus pela execução do policial penal federal Alex Belarmino. Este é o assassinato que, segundo as acusações, teria sido delatado por Marcola.
Claudemir Guabiraba, então líder do PCC no Paraná, assumiu ter dado a ordem para matar Belarmino de dentro de um presídio estadual. O Ministério Público Federal acusa Tiriça como o mandante de ambas as execuções – ele nega envolvimento.
A exclusão de Marcola, contudo, não foi unânime. Enquanto Tiriça, Vida Loka e Andinho afirmam ter sido “decretados” (jurados de morte) por não aceitarem a manipulação, a maioria dos membros do PCC “na rua” ficou do lado de Marcola.
Marcola disse que estava sendo caluniado, e calúnia também é um crime dentro do mundo do crime.
Marcola é condenado a mais de 300 anos de prisão por diversos crimes.
Soriano, que já foi um dos maiores assaltantes do Brasil, declarou no júri: “Eu não sou inimigo do PCC. Eu sou inimigo do Marcola”, e afirmou ter decidido sair da facção.
Agente penitenciário é assassinado em Cascavel
Ouça os podcasts do Fantástico
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.