
Mulher ajuda a resgatar arara a mais de 30 metros de altura em MG
Moradores de Pouso Alegre (MG) comemoraram eufóricos o resgate de uma arara na tarde desta quinta-feira (17), no bairro Jardim Aeroporto. A ave, que é da espécie Canindé, fugiu da casa da tutora, uma mulher de 43 anos, na última terça-feira (15), e desde então estava presa em um eucalipto, a cerca de 35 metros de altura.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Poderia ser um resgate rotineiro de animal, se não fosse um detalhe: a própria tutora da arara foi a responsável pela ação. Antes disso, ela chegou a acionar os bombeiros na tarde de quarta-feira (16), quando já havia mais de 24 horas que a ave estava no topo da árvore.
Ao chegarem no local, segundo a corporação, a equipe tentou capturar o animal utilizando técnicas de arvorismo, mas quando se aproximavam, a arara alçava voo espontaneamente, retornando momentos depois ao mesmo ponto.
De acordo com a tutora, Sérgio tem 15 anos e é registrado pelo Ibama em Pouso Alegre (MG)
Acessar/Imagens cedidas
A guarnição chegou a retornar ao quartel para buscar mais equipamentos, na tentativa de resgatar a ave com outras técnicas, mas novamente a ave voou, sem dificuldade aparente, além de demonstrar ausência de ferimentos. Sem sucesso na ação, a tutora foi orientada a chamar os bombeiros mais uma vez, caso a arara fosse para um local de difícil acesso ou apresentasse sinais de debilidade.
Porém, na manhã desta quinta-feira, vendo que a arara ainda estava no mesmo lugar, a tutora conseguiu o contato de uma empresa privada, que cedeu um caminhão guindaste com cesto e uma equipe de quatro pessoas para ajudar na empreitada. Mesmo com medo de altura, a mulher decidiu que ela mesma subiria para resgatar a ave, pois as chances de que a arara fugisse quando percebesse a presença dela, seriam menores.
Junto com um dos funcionários responsáveis pelo guindaste e seguramente equipada, a tutora entrou no cesto e foi içada ao topo do eucalipto. Chegando lá, ela acalmou a arara com gestos de carinho e a alimentou com um pedaço de banana, momento em que o animal permitiu ser resgatado.
Tutora foi içada a mais de 30 metros de altura para resgatar arara em topo de eucalipto, em Pouso Alegre (MG)
Acessar/Imagens cedidas
No vídeo cedido pela empresa que auxiliou no resgate (veja no começo da matéria), é possível ouvir os gritos de alegria dos moradores que acompanharam ansiosos toda a situação desde o início, assim como o carinho e alívio da tutora, que abraçava a arara a todo instante.
A tutora não quis ser identificada, mas contou ao g1 que possui a arara, a qual nomeou como “Sérgio”, há 15 anos, e que ele é devidamente registrado pelo Ibama. Ela ainda disse que apesar do medo, não pensou duas vezes quando subiu para pegar a ave.
“O amor foi maior que o medo. Ele [Sérgio] é um filho para mim”, disse.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas